Dados sobre países utilizadores:


Listar veículos do tipo
Viatura táctica média



Veículos idênticos ou relacionados:


UNIMOG 401/411
Viatura táctica Ligeira

UNIMOG 404
Viatura táctica Ligeira

UNIMOG 1300 / 1550
Viatura táctica média

Dingo 2
Viatura táctica média

UNIMOG 3000 / 5000
Viatura táctica média

 

Dingo 2
Viatura táctica média (KMW Kraus-Maffei Wegmann)
Dingo 2

Projeto: KMW Kraus-Maffei Wegmann
Alemanha
Dimensões
Comprimento
Comprimento máximo
Largura
Altura
Altura máxima
6.08
n/disponivel
2.3m
2.5M
Peso vazio
Peso / combate
Cap. Carga
Reboque
10.571t
11.9t
2600Kg
N/disponivel
Motor / potência / capacidades
Motor
Potência
Vel. maxima
Terr. Irregular
Mercedes OM924 / 4cyl.
218cv
90 Km/h
35 Km/h
Tração
Tanque combustivel
Autonomia
Tripulação
Quatro rodas motrizes
220 Litros
1000Km
2+6
70º
30º
1.2M
0M
0.5M

Sistema de radar auxiliar:


Forum de discussão

O Dingo-2 é o segundo veículo da série Dingo. Ele foi introduzido quando a Mercedes-Benz introduziu o novo modelo UNIMOG-5000, enquanto o anterior Dingo-1 se baseava no chassis U1550L.

Ele tem tracção nas quatro rodas e existe em duas variantes (3,25 e 3,85 metros entre eixos) e como o Dingo-1, caracteriza-se por ser um veículo com uma grande distância entre a cabine e o solo, o que permite dar mais segurança aos passageiros.

O Dingo-2 faz parte de uma nova família de veículos sobre rodas que está adaptada para as necessidades das forças de manutenção de paz em todo o mundo.
Com esse objectivo em vista, o veículo está equipado com uma protecção blindada que só por si pesa 4,400Kg.

A blindagem do Dingo-2 também é superior à do Dingo-1, sendo uma blindagem composta extremamente resitente, com capacidade para resistir a projecteis até calibre 14,5mm, tendo também capacidade para resistir a explosivos de ogiva de penetração deformável «EFP».

Ele é garantido para resistir a minas anti-tanque com uma carga de até 7Kg de TNT e contra todos os tipos comuns de minas anti-pessoal

O Dingo-2 pode ser transportado a bordo de uma aeronave do tipo C-130 e pode ser carregada e descarregada praticamente sem preparação e pode igualmente ser aerotransportado utilizando helicópteros pesados do tipo CH-47 ou CH-53.

Calcula-se que o preço de cada unidade do Dingo-2 seja aproximadamente de 500,000 a 650,000 Euros consoante os adicionais que se escolham.



Informação genérica:
O conceito do UNIMOG, começou a tomar forma na Alemanha ainda antes do fim da II guerra mundial. Ele não era no entanto um veículo militar, mas sim uma espécie de tractor rural, a que seriam acoplados equipamentos agricolas.

Por isso, ele estava equipado com um motor muito pouco potente, capaz de desenvolver apenas inicialmente apenas 25 cv.

Eles tinham um motor a Diesel que embora resistente vivia em grande medida da desmultiplicação da caixa de velocidades, fazendo com que o veículo se conduzisse muito tempo em 1ª e 2ª, onde se obtinham as melhores prestações. Isto implicava um consumo elevado, e ao mesmo tempo permitia sempre identificar a presença de um UNIMOG pelo seu ruido característico de motor.

Os modelos seguintes do UNIMOG tentaram resolver o problema, com a inclusão de motores mais potentes e carroçarias maiores, mas o veículo sofria de problemas de consumo.

A linha UNIMOG continuou no entanto a desenvolver-se, tendo continuado a considerar a grande mobilidade como factor essencial.

Os novos modelos, que apareceram nos anos 70 destinaram-se a preparar a substituição dos modelos mais antigos. O novo 424 foi na prática o substituto do pequeno 401/411que tinha deixadp de ser fabricado e o modelo 435 (U1300) veio substituir a familia 404, embora os modelos 404/406 continuassem a ser produzidos.

Os veículos da linha UNIMOG continuam presentemente em produção.

Além dos veículos de transporte, a plataforma do UNIMOG também serviu para utilização em veículos de combate como por exemplo o Condor UR-425.

Mais recentemente foram igualmente adaptados para veículos adequados para patrulha e com alguma capacidade para resistir a minas como o Dingo-I e Dingo-II.

MRAP-I
MRAP ou Mine Resistant Ambush Protected, é uma especificação norte-americana que se aplica a veículos militares suficientemente equipados para resistir a projecteis balisticos e a minas ou explosivos improvisados. A partir do momento em que apareceu a especificação MRAP-II, designa-se a especificação anterior como MRAP-I para facilitar a identificação dos modelos, que já de si é algo complicada.

Os veículos devem possuir casco inferior em V e chassis elevado e a especificação divide-os em:

CAT-1 MRUV (Mine Resistant Utility Vehicle) que é adequada a um veículo que deverá ter capacidade para efectuar missões de patrulha em ambiente urbano, tendo capacidade para transportar 6 pessoas..
CAT-2 JERRV (Joint Explosive Ordnance Disposal Rapid Response Vehicle) que se destina a veículos adequados para multiplas missões podendo eventualmente transportar armamento ou ser adaptados para funcionar como veículo de apoio ou ambulância ou ainda veículo de escolta. Estes veículos têm que transportar pelo menos 10 pessoas.
CAT-3 MPCV (Mine Protected mine Clearance Vehicle). É a designação para a categoria 3 e é adequado para a remoção de dispositivos explosivos por detonar.

Uma das caracteristicas exigidas para que um veículo cumpra a especificação, é a existência de uma casco em V, que permita uma maior capacidade para deflectir a força de uma explosão que ocorra ou debaixo das rodas ou debaixo do veículo, ao centro.

É importante notar, que de entre os veículos selecionados ou propostos, existem aqueles que tanto podem cumprir com os requisitos da Cat-I como da Cat-II, sendo a principal diferença a quantidade e disposição da blindagem. Essa possibilidade é muitas vezes anunciada pelos fabricantes.

Não confundir MRAP-II com MRAP Cat-II
No final de Julho de 2007, os fuzileiros navais dos Estados Unidos, emitiram uma nova especificação MRAP, conhecida como MRAP-II.
A nova especificação destina-se a delinear as características de um veículo que seja resistente às novas minas de energia quimica (de ogiva deformável), devendo por isso ser bastante mais blindado e resistente que os modelos que cumpram com a especificação MRAP-I.