Dados sobre países utilizadores:


Listar veículos do tipo
Viatura táctica média

Veículos idênticos ou relacionados:


BLR
Viatura táctica média

BMR-600
Veículo Blindado Transporte Pessoal

VEC
Veículo médio de reconhecimento

 

BLR
Viatura táctica média (General Dynamics / Santa Barbara)
BLR

Projeto: General Dynamics / Santa Barbara
Espanha
Dimensões
Comprimento
Comprimento máximo
Largura
Altura
Altura máxima
5.65
n/disponivel
2.5m
2M
Peso vazio
Peso / combate
Cap. Carga
Reboque
9.6t
12t
N/disponivel
N/disponivel
Motor / potência / capacidades
Motor
Potência
Vel. maxima
Terr. Irregular
Pegaso 6cyl
210cv
93 Km/h
30 Km/h
Tração
Tanque combustivel
Autonomia
Tripulação
Quatro rodas motrizes
200 Litros
570Km
1+12
60º
30º
1.1M
0M
0.4M

Sistema de radar auxiliar:


Forum de discussão

Construido essencialmente a pensar nas necessidades de forças de segurança, o BLR (Blindado Ligeiro de Rodas) é um camião Pegaso, com uma couraça blindada.

Como foi pensado para as forças de segurança, veículo podia utilizar uma plataforma 4x4 dado que não se previa a sua utilização fora-de-estrada.

Desta forma também foi estudado para poder utilizar componentes livremente disponíveis no mercado de peças para automoveis para permitir proceder à sua manutenção de forma simples e com o mínimo de custos possivel.

Uma curiosa característica do BLR é ter um motor traseiro, mas esse facto não impedir o acesso pela parte traseira, pois o motor foi colocado ao centro, com a colocação de duas portas traseiras uma de cada lado do motor.

Informação genérica:
A família de veículos sobre rodas BLR e BMR/VEC têm origem nos anos 70, para responder às necessidades do exército da Espanha para um veículo blindado sobre rodas que pudesse complementar o M-113, onde este pudesse ser substituido por um veículo com rodas em vez de lagartas.

Os veículos beneficiaram da experiência que foi sendo acumulada pela empresa PEGASO, que produzia camiões, e qual iniciou os estudos para a produção de um dos seus camiões com protecção blindada, de que resultou o veículo BLR com tracção 4x4.

No caso das versões mais sofisticadas e complexas (BMR e VEC) os trabalhos de concepção e desenho iniciaram-se ainda no inicio dos anos 70, tendo sofrido alguma influência de modelos de blindados franceses dos anos 70.

Veículos deste tipo foram vendidos para o Perú e para a Arábia Saudita.

A empresa PEGASO, acabou por ser absorvida pela Santa-Barbara Blindados, a qual por sua vez foi absorvida pela empresa americana General Dynamics Land Systems.