Dados sobre países utilizadores:


Listar veículos do tipo
Viatura táctica média

 

Notícias relacionadas
Atentado no Afeganistão mata pelo menos dez pessoas
Jipes russos podem voltar

LMV
Viatura táctica média (IVECO)
LMV

Projeto: IVECO
Italia
Dimensões
Comprimento
Comprimento máximo
Largura
Altura
Altura máxima
5.15
n/disponivel
2.11m
2.39M
Peso vazio
Peso / combate
Cap. Carga
Reboque
5.43t
6.5t
2900Kg
N/disponivel
Motor / potência / capacidades
Motor
Potência
Vel. maxima
Terr. Irregular
Fiat F1D (3000cc)
185cv
130 Km/h
80 Km/h
Tração
Tanque combustivel
Autonomia
Tripulação
Quatro rodas motrizes
N/disponível
600Km
4/5
60º
30º
1.5M
0M
0.5M

Sistema de radar auxiliar:

País: Áustria
Designação Local:LMV
Qtd: Máx:104 - Qtd. em serviço:0
Situação: Em serviço
Operacionalidade:
A Áustria anunciou em Janeiro de 2009 a aquisição de 104 unidades deste veículo por um preço de aproximadamente 1,000,000 de Euros por cada unidade.
O valor relativamente elevado das viaturas adquiridas está relacionado com o grau de protecção escolhido que é o máximo previsto para este tipo de viatura.


Forum de discussão

O LMV (Light Multirole Vehicle) da Iveco é a solução italiana para a necessidade de veículos médios para utilizações múltiplas por parte de forças militares. Este tipo de veículo, que tanto pode ser utilizado como transporte de pessoal como transporte ou reboque de equipamentos militares, parece ter por modelo o Hummer norte-americano, embora tentando corrigir alguns dos problemas daquele veículo, especialmente no que diz respeito ao tamanho e espaço interno.

À medida que o tempo decorria, e à medida em que veículos do tamanho do Hummer foram sendo adoptados pelos exércitos, a tentação de utilizar o modelo de veículo norte-americano como pau para toda a obra resultou inevitavelmente na constatação de que era necessário um veículo maior para uma miriade de funções.

O LMV da Iveco, é uma das soluções encontradas, juntamente com veículos como o Dingo-I e Dingo-II alemães, baseados em chassis Unimog.

Uma das principais vantagens do LMV, é que como é normal nos veículos mais modernos, ele foi desenvolvido para permitir uma blindagem modular, em que a blindagem pode ser substituída conforme a necessidade do cliente, e mesmo conforme a necessidade táctica. Ele pode ter um nível de protecção até STANAG-III, embora isso possa não ser suficiente para os mais recentes tipos de explosivos utilizados no Afeganistão e no Iraque.

A parte inferior do IVECO LMV parece ser o seu ponto fraco, uma vez que pelos dados conhecidos ele não foi desenhado e pensado para incluir um casco em V, normalmente associado com os veículos especificamente preparados para resistir a explosivos improvisados. Também segundo os dados conhecidos, o LMV pode resistir a apenas 6Kg de alto explosivo, o que é bastante menos que os 15Kg de explosivo a que deverá resistir um dos mais recentes veículos conforme a especificação MRAP-II que é a referência nos Estados Unidos para veículos propositadamente como anti-minas.

Informação genérica:
-

STANAG-III
Este veículo tem ou pode ter protecção de blindagem compatível com a especificação STANAG-4569 Nível 3
A especificação STANAG-3 implica protecção contra a seguintes ameaças:
-Capacidade para resistir a um disparo de espingarda/rifle de precisão, utilizando calibre 7.62x51AP (perfurante) considerando uma velocidade do projectil de 930m/s (disparo de qualquer ângulo e elevação inferior a 30º).
-Capacidade para resistir a um disparo de espingarda/rifle de precisão, utiliznado calibre 7.62x54R (espingarda Dragunov) a uma distância superior a 30 metros, considerando uma velocidade do projectil de 914m/s (disparo de qualquer ângulo e elevação inferior a 30º).
-Capacidade para resistir a disparo de canhão de calibre 20mm a 90 metros , com velocidade do projectil de 770m/s (disparo de qualquer ângulo e com elevação de 0 a 30º)