Dados sobre países utilizadores:


Listar veículos do tipo
Viatura de transporte VIP

 

Mercedes 600 Pullman
Viatura de transporte VIP (Daimler-Benz)
Mercedes 600 Pullman

Projeto: Daimler-Benz
Alemanha
Dimensões
Comprimento
Comprimento máximo
Largura
Altura
Altura máxima
6.24
n/disponivel
1.95m
1.5M
Peso vazio
Peso / combate
Cap. Carga
Reboque
2.65t
2.9t
N/disponivel
N/disponivel
Motor / potência / capacidades
Motor
Potência
Vel. maxima
Terr. Irregular
M100.980 V8 6329cc 8cyl.
300cv
205 Km/h
30 Km/h
Tração
Tanque combustivel
Autonomia
Tripulação
Duas rodas motrizes
N/disponível
0Km
6
N/disponivel
0M
0M

Sistema de radar auxiliar:


Forum de discussão

Lançado no inicio dos anos 60 o Mercedes Benz 600 Pullman foi a grande Limousine de luxo com que a Mercedes decidiu apresentar-se no mercado de alto luxo, adequado a viaturas oficiais de representação. Ele foi um sucessor do modelo «Adenauer» que de alguma forma lhe serviu como precursor.

Além do governo da Alemanha, vários países utilizaram este modelo como viatura oficial entre os quais Portugal, numa versão com seis portas.

Vários regimes africanos também optaram por este tipo de modelo como viatura de desfiles e paradas, havendo neste caso uma especial predileção pelos modelos do tipo «Landaulet» com capota rigida na parte da freite e a meio e uma capota conversível na parte posterior do veículo.

A apetência dos regimes africanos pelo Mercedes 600 Pullman que se devia ao facto de o veículo não ter uma conotação «imperialista» que tinham os Rolls Royce ou os Cadillac, extendeu-se também aos mais insuspeitos utilizadores, entre os quais se terá contado Mao Tsé Tuing, que embore oficialmente se deslocasse em veículos de fabrico chinês, terá alegadamente tido aso seu serviço vinte e três limousines deste tipo.

O modelo continuou em produção até 1981 e era ainda possível adquiri-lo por encomenda alguns anos depois. No total foram produzidos apenas 428 veículos do tipo Pullman limousine e mais 59 «Landaulet».

Informação genérica:
-