Dados sobre países utilizadores:


Listar veículos do tipo
Viatura de transporte VIP

Veículos idênticos ou relacionados:


Lincoln Continental Mod.1961
Viatura de transporte VIP

Lincoln Continental 1970
Viatura de transporte VIP

Cadillac Fleetwood Brougham 1994
Viatura de transporte VIP

Cadillac Deville 2000
Viatura de transporte VIP

Cadillac DTS 2006
Viatura de transporte VIP

Cadillac DTS 2009
Viatura de transporte VIP

 

Lincoln Continental Mod.1961
Viatura de transporte VIP (Ford)
Lincoln Continental Mod.1961

Projeto: Ford
Estados Unidos da América
Dimensões
Comprimento
Comprimento máximo
Largura
Altura
Altura máxima
0
n/disponivel
0m
0M
Peso vazio
Peso / combate
Cap. Carga
Reboque
3.5t
3.8t
600Kg
N/disponivel
Motor / potência / capacidades
Motor
Potência
Vel. maxima
Terr. Irregular
Ford V8 430 (7043cc)
300cv
0 Km/h
0 Km/h
Tração
Tanque combustivel
Autonomia
Tripulação
Duas rodas motrizes
90 Litros
0Km
1+5
N/disponivel
0M
0M

Sistema de radar auxiliar:


Forum de discussão

O Lincoln Continental modelo 1961 ficou marcado pelo que ocorreu em 22 de Novembro de 1963 em Dallas, estado do Texas, Estados Unidos da América.
O assassínio do então preseidente norte-americano John Kennedy, veio chamar a atenção dos serviços de segurança para a necessidade de proteger este tipo de veículos.

Proteger os ocupantes no entanto, apresenta um problema do ponto de vista político.
Veículos como este Lincoln Continental dispunham por exemplo de bancos traseiros que podiam ser elevados quase 27cm, para que o presidente tivesse melhor visão, mas ao mesmo tempo para que os transeuntes pudessem ver o presidente. O veículo tinha sido desenhado para mostrar o presidente e não para o proteger.

Tendo sido baseado no modelo conversivel da Lincoln (divisão da Ford Motor Co.) ele foi fornecido com uma cobertura que permitia a total privacidade dos ocupantes, mas não tinha qualquer tipo de blindagem e mesmo assim atingia um peso superior a 3,5 toneladas.

Depois da morte de Kennedy, o veículo voltou ao fabricante para ser modificado e foram-lhe acrescentados quase 1000kg de blindagem em titânio e vidros à prova de bala. A cobertura amovível foi fixada definitivamente e o veículo esteve ao serviço dos presidentes norte-americanos até 1977.


O Lincoln Continental, depois de modernizado e após lhe ter sido adaptada uma cobertura de vidro à prova de bala com um peso de aproximadamente 720kg.


Informação genérica:
Desde que o automovel se tornou um meio de transporte comum que os presidentes dos Estados Unidos utilizam automoveis para as suas viagens e a importância deste tipo de veículo tornou-se maior, desde que o presidente norte-americanos J.F.Kennedy foi assassinado enquanto seguia numa viatura aberta.

Desde aí que vários tipos de veículos, normalmente derivados de modelos da Ford ou da General Motors (divisão Cadillac) são utilizados pela presidencia dos Estados Unidos, bem assim como por outros dignitários do país.


Nota:
Os veículos da presidência dos Estados Unidos depois de sairem de serviço têm sido normalmente entregues aos presidentes que os utilizaram, para serem colocados em exposição em museus.

No entanto, a partir do modelo que entrou ao serviço em 2001, tal opção deixou de existir. Por causa dos sistemas de defesa que estão instalados nos veículos, eles serão entregues aos serviços secretos e serão desmantelados.

O último veículo presidencial foi apresentado alguns dias antes da tomada de possa do presidente americano Barak Obama em Janeiro de 2009.