Dados sobre países utilizadores:


Listar veículos do tipo
Sistema lançador de foguetes de artilharia

Veículos idênticos ou relacionados:


BM-30 «Smerch» 9K58
Sistema lançador de foguetes de artilharia

A-100 / PHL-03 «Smerch»
Sistema lançador de foguetes de artilharia

 

A-100 / PHL-03 «Smerch»
Sistema lançador de foguetes de artilharia (Norinco)
A-100 / PHL-03 «Smerch»

Projeto: Norinco
China popular
Dimensões
Comprimento
Comprimento máximo
Largura
Altura
Altura máxima
12.4
n/disponivel
3.1m
3.1M
Peso vazio
Peso / combate
Cap. Carga
Reboque
21t
32t
21000Kg
N/disponivel
Motor / potência / capacidades
Motor
Potência
Vel. maxima
Terr. Irregular
MTU
550cv
60 Km/h
20 Km/h
Tração
Tanque combustivel
Autonomia
Tripulação
Oito rodas motrizes
N/disponível
650Km
5
57º
30º
1.1M
0M
0.5M

Misseis / foguetes de artilharia
Sistema de radar auxiliar:


Forum de discussão

O A-100, desenvolvida na China pela Norinco, é uma cópia do sistema Smerch russo.
Os chineses não parecem ter tido grandes problemas com a cópia dos sistemas russos. O A-100 tem apenas 10 tubos lançadores em vez dos 12 tubos do sistema Smerch original. Além do sistema de lançamento foi igualmente copiado o sistema de transporte e locomoção 8x8, bem assim como os próprios foguetes de artilharia.

Embora tenha sido desenvolvido a partir do sistema russo Smerch nos finais dos anos 90, os chineses afirmam que o alcance dos foguetes de artilharia que desenvolveram para este sistema se situa entre os 40 e os 100km, no entanto fonmtes ocidentais estimam com base na dimensão dos foguetes e da sua necessidade de transportar uma carga útil, que o seu alcance máximo esteja em torno de 85km.

Trata-se naturalmente de foguetes sem qualquer tipo de sistema de orientação e que são apontados para o seu alvo efectuando um voo eliptico, sendo estabilizado pelas aletas que giram o foguete.

Após um periodo inferior a cinco minutos para preparação inicial, o A-100 pode apontar e disparar, num periodo de 90 segundos, findo o qual pode disparar todos os seus foguetes em apenas 60 segundos.

PHL-03, versão modernizada

Aparentemente, uma versão modificada e conhecida como PL-03 foi igualmente produzida. Tal versão, que entrou ao serviço entre 2003 e 2004 está equipada com 12 tubos com capacidade para lançar foguetes que podem atingir distâncias de até 150km.
Também neste caso, as dimensões dos mísseis e as características conhecidas do sistema são no contraditórias e tornam pouco credivel que o sistema tenha realmente essa capacidade. Cálculos mais conservadores apontam o alcance máximo dos sitema chinês para 70km a 90km.

Informação genérica:
O Smerch, é um sistema de laçamento de foguetes de artilharia para saturação e foi desenvolvido ainda durante o periodo da antiga União Soviética.

O sistema é considerado extremamente poderoso, ainda que demasiado volumoso, o que torna a sua ocultação complicada.

A China desenvolveu uma cópia do sistema, conhecida como A-100 e uma derivação conhecida como PHL-03.
Embora os chineses afirmem que se trata de um sistema diferente e com maiores capacidades, tais afirmações não são coincidentes com as características conhecidas do sistema.