Dados sobre países utilizadores:


Listar veículos do tipo
Viatura táctica Ligeira

Veículos idênticos ou relacionados:


Hummer M1025 A2
Viatura táctica Ligeira

EQ-2058
Viatura táctica Ligeira

Hummer / APK
Viatura táctica média

URO-Vamtac
Viatura táctica Ligeira

2975 «Tigr»
Viatura táctica média

Hummer M1151 A1 (RE)
Viatura táctica Ligeira

2330 «Tiger»
Viatura táctica Ligeira

Hummer M1152 / RE
Viatura táctica Ligeira

 

Notícias relacionadas
Especificações do futuro Humvee novamente alteradas
Tropas portuguesas no Afeganistão:
PVI-Protector
Afeganistão: Os «blindados» da morte!

Hummer M1025 A2
Viatura táctica Ligeira (AM General)
Hummer M1025 A2

Projeto: AM General
Estados Unidos da América
Dimensões
Comprimento
Comprimento máximo
Largura
Altura
Altura máxima
4.84
n/disponivel
2.18m
1.83M
Peso vazio
Peso / combate
Cap. Carga
Reboque
3.075t
4.65t
1600Kg
N/disponivel
Motor / potência / capacidades
Motor
Potência
Vel. maxima
Terr. Irregular
GM Diesel V8 6,2L
150cv
100 Km/h
55 Km/h
Tração
Tanque combustivel
Autonomia
Tripulação
Quatro rodas motrizes
95 Litros
450Km
2-4
60º
40º
0.76M
0M
0.6M

Sistema de radar auxiliar:


Forum de discussão

O Humvee / Hummer, ou High Mobility Multi-purpose Wheeled Vehicle (HMMWV) é o substituto do veículo tipo Jeep da série M151. Trata-se de um veículo ligeiro para comando e controle, e ao mesmo tempo para utilização em diversas tarefas, mesmo como plataforma para algumas armas. A sua variante básica é o M998.

Embore presentemente a marca seja propriedade da General Motors, originalmente trata-se de un conceito da AM General (um braço da American Motors).

Existem imensas variações e séries desta viatura pelo que se torna impossível efectuar uma análise para cada um dos modelos ou variações deles.
A versão base do Hummer deveria substituir não apenas o M151 «Mutt» mas também a mini-plataforma M274 (mula mecânica) e a pickup Dodge M880.

Pensado para substituir uma grande gama de viaturas, a versão base de transporte (M998) não tinha qualquer blindagem e possuia apenas uma capota flexivel e portas do mesmo material. Ele deveria ser um transportador básico com tamanho suficiente para o transformar numa plataforma de armas.

Embora lhe sejam apontados vários problemas e deficiências, resultado da utilização do Hummer nas suas várias versões para uma infinidade de missões, ele transformou-se de facto no substituto do famoso Jeep, com centenas de milhares de viaturas fabricadas e ao serviço de inumeras forças militares.

Imagem de um Hummer em acção: Esta sequência mostra que os problemas que foram identificados em Timor, poderão ser resultado de defeitos específicos de algumas das viaturas
De facto, versões como o M1025 poderiam ser adaptadas e tinham capacidade e tamanho suficiente para instalar armamento ligeiro sem que isso afectasse a estabilidade do veículo.
Essa estabilidade era dada pela largura de 2,15m e por uma altura de 1,75m.
A versão base, sem capota tinha um peso em vazio de 2,254kg e carregado atingia 3,870kg, com um motor General Motors de 130cv.

Informação genérica:
Veículo de transporte tático de origem americana, substituto do famoso Jeep.

Os veículos tipo Hummer tem sido utilizado para várias funções para as quais não parece ser o veículo mais adequado. Entre elas está o de viatura blindada para operações de reconhecimento em cenários de guerra assimétrica.

Este tipo de veículo tem sido copiado em todo o mundo e existem muitas versões que basicamente copiam as características do Hummer.

M-998Versão base
M-1025Capota rígida / transporte de armas (7.62 ou 12.7). Esta é a versão utilizada em Portugal
M-1035Ambulância
M1109/M-1114Versões com blindagem melhorada


A partir de 1995, foi lançada a família Hummer-A2, que se caracteriza por veículos com maior protecção.

No entanto, embora eficiente como viatura táctica, o Hummer passou a ser utilizado como base para veículo de transporte de infantaria em ambientes de guerra assimétrica.

Rapidamente se verificou que o Hummer não era exactamente o veículo mais adequado para aquela função, mas na falta de melhores opções, o Hummer continuou a ser produzido e entregue pelas forças militares dos Estados Unidos, bem assim como pelas forças militares de outros países.

Para tentar obviar este problema, foi lançada a série «Expanded Capacity» com veículos com maior blindagem.

Versões / cópias do Hummer

Vários países copiaram direta ou indiretamente o conceito, desenvolvendo veículos inspirados ou então quase copiados.

De entre estes destacamos:

Espanha
O fabricante espanhol de viaturas comerciais e de transporte militar UROVESA desenvolveu uma série de viaturas basicamente idênticas ao Hummer, conhecidas como Rabeco. Estas viaturas são utilizadas pelo exército espanhol.

China
O fabricante Dongfeng desenvolveu uma cópia quase exacta do Hummer, que poderá vir a ser o futuro substituto do modelo BJ-212, a viatura táctica mais utilizada pelo exército chinês

Rússia
A industria russa aparentemente tentou desenvolver uma viatura equivalente ao Hummer, mas além de encomendas para serviços de polícia na Rússia, poucos clientes apareceram. O própria exército russo preteriu o veículo em favor de outras viaturas todo o terreno, nomeadamente de origem italiana.