Dados sobre países utilizadores:


Listar veículos do tipo
Viatura táctica Ligeira

Veículos idênticos ou relacionados:


Hummer M1025 A2
Viatura táctica Ligeira

EQ-2058
Viatura táctica Ligeira

Hummer / APK
Viatura táctica média

URO-Vamtac
Viatura táctica Ligeira

2975 «Tigr»
Viatura táctica média

Hummer M1151 A1 (RE)
Viatura táctica Ligeira

2330 «Tiger»
Viatura táctica Ligeira

Hummer M1152 / RE
Viatura táctica Ligeira

 

2330 «Tiger»
Viatura táctica Ligeira (GAZ)
2330 «Tiger»

Projeto: GAZ
Russia
Dimensões
Comprimento
Comprimento máximo
Largura
Altura
Altura máxima
4.61
n/disponivel
2.2m
2M
Peso vazio
Peso / combate
Cap. Carga
Reboque
3.5t
5t
1500Kg
N/disponivel
Motor / potência / capacidades
Motor
Potência
Vel. maxima
Terr. Irregular
Cummins
215cv
140 Km/h
70 Km/h
Tração
Tanque combustivel
Autonomia
Tripulação
Quatro rodas motrizes
N/disponível
700Km
2+3
1.5M
0M
0M

Sistema de radar auxiliar:


Forum de discussão

Apresentado em 2005, o modelo 2330 é a versão não blindada, utilizada também no mercado civil do Tigr modelo 2975. A diferença mais aparente está no tamanho das janelas, que no modelo militar são mais pequenas. A blindagem também é mínima no modelo civil.

Aparentemente o modelo 2330 da GAZ foi escolhido para versão de exportação do Tigr. Ele vai chamar-se «Tiger» nas versões de exportação e pode igualmente ser produzido em versão com blindagem.

Produção no Brasil
A imprensa brasileira divulgou recentemente que o GAZ-2330 deverá ser produzido no Brasil numa fábrica no estado do Rio Grande do Sul. A informação é no entanto contraditória, pois afirma-se que o modelo 2330 será blindado, quando esse modelo, sendo uma versão civil, não tem blindagem nem utilização militar.

Não é no entanto impossível que se venha a fabricar no Brasil tanto a versão 2330 como a sua correspondente militar 2975. Nesse caso, a versão brasileira do GAZ-2330 poderá ser produzida com capacidade para receber blindagem modular que pode ir até STANAG-III.

O GAZ-2330 fabricado no Brasil deverá ser equipado com motor Cummins B-180 ou B-215 fabricado no país, com uma potência de 180 ou 215cv, que permitem ao veículo atingir uma velocidade máxima de 140km/h.

O veículo brasileiro terá que ser especialmente preparado para operar em temperaturas mais altas que a versão russa.

Informação genérica:
Veículo de transporte tático de origem americana, substituto do famoso Jeep.

Os veículos tipo Hummer tem sido utilizado para várias funções para as quais não parece ser o veículo mais adequado. Entre elas está o de viatura blindada para operações de reconhecimento em cenários de guerra assimétrica.

Este tipo de veículo tem sido copiado em todo o mundo e existem muitas versões que basicamente copiam as características do Hummer.

M-998Versão base
M-1025Capota rígida / transporte de armas (7.62 ou 12.7). Esta é a versão utilizada em Portugal
M-1035Ambulância
M1109/M-1114Versões com blindagem melhorada


A partir de 1995, foi lançada a família Hummer-A2, que se caracteriza por veículos com maior protecção.

No entanto, embora eficiente como viatura táctica, o Hummer passou a ser utilizado como base para veículo de transporte de infantaria em ambientes de guerra assimétrica.

Rapidamente se verificou que o Hummer não era exactamente o veículo mais adequado para aquela função, mas na falta de melhores opções, o Hummer continuou a ser produzido e entregue pelas forças militares dos Estados Unidos, bem assim como pelas forças militares de outros países.

Para tentar obviar este problema, foi lançada a série «Expanded Capacity» com veículos com maior blindagem.

Versões / cópias do Hummer

Vários países copiaram direta ou indiretamente o conceito, desenvolvendo veículos inspirados ou então quase copiados.

De entre estes destacamos:

Espanha
O fabricante espanhol de viaturas comerciais e de transporte militar UROVESA desenvolveu uma série de viaturas basicamente idênticas ao Hummer, conhecidas como Rabeco. Estas viaturas são utilizadas pelo exército espanhol.

China
O fabricante Dongfeng desenvolveu uma cópia quase exacta do Hummer, que poderá vir a ser o futuro substituto do modelo BJ-212, a viatura táctica mais utilizada pelo exército chinês

Rússia
A industria russa aparentemente tentou desenvolver uma viatura equivalente ao Hummer, mas além de encomendas para serviços de polícia na Rússia, poucos clientes apareceram. O própria exército russo preteriu o veículo em favor de outras viaturas todo o terreno, nomeadamente de origem italiana.

STANAG-III
Este veículo tem ou pode ter protecção de blindagem compatível com a especificação STANAG-4569 Nível 3
A especificação STANAG-3 implica protecção contra a seguintes ameaças:
-Capacidade para resistir a um disparo de espingarda/rifle de precisão, utilizando calibre 7.62x51AP (perfurante) considerando uma velocidade do projectil de 930m/s (disparo de qualquer ângulo e elevação inferior a 30º).
-Capacidade para resistir a um disparo de espingarda/rifle de precisão, utiliznado calibre 7.62x54R (espingarda Dragunov) a uma distância superior a 30 metros, considerando uma velocidade do projectil de 914m/s (disparo de qualquer ângulo e elevação inferior a 30º).
-Capacidade para resistir a disparo de canhão de calibre 20mm a 90 metros , com velocidade do projectil de 770m/s (disparo de qualquer ângulo e com elevação de 0 a 30º)