Dados sobre países utilizadores:


Listar veículos do tipo
Artilharia Auto propulsada



Veículos idênticos ou relacionados:


SturmPanzer 43 «Brummbar»
Canhão de assalto

Hummel
Artilharia Auto propulsada

SturmGeschutz IV F (Pz.IV)
Canhão de assalto

Nashorn
Caça-tanques

PanzerJager IV L/70(V) «Pz.IV»
Caça-tanques

 

Hummel
Artilharia Auto propulsada (Alkett)
Hummel

Projeto: Alkett
III Reich / Alemanha
Dimensões
Comprimento
Comprimento máximo
Largura
Altura
Altura máxima
5.9
7.17m
2.87m
2.815M
Peso vazio
Peso / combate
Cap. Carga
Reboque
21.8t
23.927t
N/disponivel
N/disponivel
Motor / potência / capacidades
Motor
Potência
Vel. maxima
Terr. Irregular
Maybach V12
265cv
41 Km/h
20 Km/h
Tração
Tanque combustivel
Autonomia
Tripulação
Lagartas
N/disponível
215Km
6
1M
2.2M
0.6M

Armamento básico
- 1 x 150 mm sFH-18 (Calibre: 150mm - Alcance estimado de 8Km a 13Km)
Sistema de radar auxiliar:

País: III Reich / Alemanha
Designação Local:SdKfz.165
Qtd: Máx:650 - Qtd. em serviço:0
Situação: Retirado
Operacionalidade:
O Hummel, era utilizado pelos alemães como parte da artilharia das divisões blindadas alemãs ou das divisões de infantaria blindada (Panzer grenadier). Os Hummel entraram ao serviço em 1942 e a primeira utilização significativa do Hummel ocorreu na batalha de Kursk em 1943.

Os Hummel eram geralmente vistos como equipamentos muito eficientes. Armados com uma peça de artilharia de 150mm eles eram utilizados para tiro indirecto em apoio das unidades de infantaria blindada/motorizada alemãs.


Forum de discussão

O obus auto propusado Hummel, foi a resposta encontrada pelos alemães, perante as dificuldades encontradas pelas suas divisões de infantaria motorizada e blindada, que normalmente estavam equipadas com artilharia rebocada.

A artilharia rebocada, avançava rapidamente, utilizando como veículo tractor os famosos carros meia-lagarta alemães, mas na verdade, a situação do terreno na Rússia, mostrou que essa solução era deficiente. Em terrenos lamacentos, a peça de artilharia rebocada dificultava muito a mobilidade do conjunto. A rapidez de movimento, também exigia que o pessoal que operava o equipamento, tivesse que preparar a peça para disparo, num processo muitas vezes demorado, que com condições de terreno desvantajosas era ainda mais complicado.

Por isto, foi decidido investir no desenvolvimento de artilharia auto propulsada, que não só ultrapassaria o problema da mobilidade, como além disso permitiria à artilharia entrar em acção em apoio da infantaria ou dos blindados muito mais depressa que a artilharia rebocada.

O obus auto propulsado Hummel, foi desenvolvido com base no chassis híbrido que começou a ser estudado pelos alemães em 1941, com o objectivo de racionalizar a produção de tanques. Esse chassis híbrido, era uma mistura da carcaça do tanque Panzer-IV com o sistema de suspensão do Panzer-III.

O Panzer-III/IV nunca chegou a ver a luz do dia, porque entretanto o aparecimento do T-34 levou ao desenvolvimento do tanque «Panther». No entanto, os estudos do Panzer-III/IV foram aproveitados como base para a produção do Hummel.

O motor foi transferido da parte traseira para a secção central do veículo, deixando assim o espaço na traseira livre para os artilheiros. O armamento utilizado no Hummel, foi uma adaptação do óbus rebocado de calibre 150mm modelo sFH-18, convertido para utilização numa plataforma móvel.

Mais de 600 unidades do Hummel chegaram a ser produzidas até que o veículo saiu de produção em 1944.

Informação genérica:
O carro de combate conhecido como Panzer IV ( ver a ficha para estes modelos), foi o mais numeroso dos carros de combate utilizados pela Alemanha durante a II Guerra Mundial.
Por se tratar de uma viatura importante e produzida em grande quantidade, o seu chassis também foi utilizado como plataforma para viaturas blindadas com características diferentes do carro de combate convencional.

Entre as principais derivações do PzKpfw VI, também designado por Panzer 4 (ou tanque 4) está aquela que se destinou a converter o carro de combate num canhão de assalto.

O canhão de assalto era bastante mais económico que o tanque convencional e foi concebido mais para arma de artilharia que como arma anti-tanque.

A sua peça de 75mm destinava-se a apoiar o avanço da infantaria e a atacar pontos bem defendidos. A sua arma principal não disparava uma munição perfurante mas sim uma munição explosiva destinada a atingir fortificações provisórias e soldados.

O primeiro canhão de assalto derivado do Panzer-4 foi o SturmGeschutz-IV armado com uma peça de 75mm e 48 calibres.
Com o evoluir do conflito, e em parte como medida de emergência, o canhão de 75mm foi aproveitado para atacar tanques soviéticos, embora essa não fosse a sua função principal.

Embora muitos militares alemães não gostassem do conceito, o seu menor custo levou a que o próprio Hitler tenha pressionado para que se desenvolvesse mais o conceito.

O primeiro caça-tanques baseado no Panzer-IV foi o «Nashorn», que foi uma adaptação de emergência, armado com uma poderosa peça de 88mm. No entanto, porque era uma adaptação de emergência ele não foi um sucesso e rapidamente se tornou claro que seria necessária uma solução de raiz, construída propositadamente para caça-tanques com um perfil baixo.

A partir do Sturmgeschutz-IV foi então desenvolvido um veículo propositadamente concebido para caça tanques, com uma arma com o mesmo calibre mas com um cano mais longo e mais eficiente contra carros de combate.
Tratou-se do «Panzerjager-IV», que foi produzido em três sub-séries distintas.


Artilharia auto propulsada
O chassis do Panzer 4 foi igualmente utilizado como base para um sistema de artilharia auto propulsado, que focou conhecido como «Hummel», o qual transportava uma peça de artilharia convencional, instalada no chassis.

Canhão de assalto pesado

No inicio de 1942 a Alkett recebeu uma encomenda para desenvolver um verdadeiro canhão de assalto «Sturmgeschutz» com peça principal de 150mm que poderia ser utilizado para tiro direto.
O veículo foi apresentado e entrou em produção ainda a tempo de participar na batalha de Kursk no verão de 1943.