Dados sobre países utilizadores:


Listar veículos do tipo
Viatura táctica Ligeira

Veículos idênticos ou relacionados:


Kubelwagen «Typ-82»
Viatura táctica Ligeira

Schwimmwagen «Typ 166»
Viatura táctica Ligeira

 

Kubelwagen «Typ-82»
Viatura táctica Ligeira (Volkswagen)
Kubelwagen «Typ-82»

Projeto: Volkswagen
Alemanha
Dimensões
Comprimento
Comprimento máximo
Largura
Altura
Altura máxima
3.73
n/disponivel
1.6m
1.35M
Peso vazio
Peso / combate
Cap. Carga
Reboque
635kg
950kg
450Kg
N/disponivel
Motor / potência / capacidades
Motor
Potência
Vel. maxima
Terr. Irregular
VW 4cyl HIAR 985cc
23cv
85 Km/h
25 Km/h
Tração
Tanque combustivel
Autonomia
Tripulação
Duas rodas motrizes
30 Litros
600Km
1+2
60º
30º
0.4M
0M
0.3M

Sistema de radar auxiliar:


Forum de discussão

O Kubelwagen, é derivado do mais conhecido e mais produzido veículo do mundo, o Volkswagen Carocha / Fusca / Beetle que foi desenhado por Ferdinand Porsche no inicio dos anos 30.
A utilização militar do veículo conhecido como «carro do povo» foi considerada desde o inicio do projecto, embora não ouvesse planos iniciais claros para isso.
Os primeiros estudos efectivos para a conversão do Volkswagen num veículo militar foram solicitados pelos militares alemães efectuados apenas em 17 de Janeiro de 1938.

A especificação da Wermacht era para um veículo que não ultrapassasse os 950kg que deveriam ser divididos da seguinte forma:

- 400kg para uma tripulação de 3 homens mais uma metralhadora com a respectiva munição.
- 390 a 400kg para o chassis.
- 150 a 160kg para a corroçaria.

O projecto de conversão não requereu grandes modificações, sendo apresentado em 26 de Janeiro, apenas nove dias depois. Seria necessário recorrer à utilização de aluminio tanto quanto possível, para manter o peso iniciamente previsto.

Embora o Kubel (banheira) seja na prática o «Jipe» alemão, ele não era um veículo todo o terreno, tendo mantido sempre o seu sistema de tracção traseira original, embora o diferencial autoblocante facilitasse a movimentação do veículo em algumas situações, o Kubel nunca foi um veículo para utilização fora de estrada.

Foi no entanto produzida uma versão com quatro rodas motrizes, conhecida como Type-96. Além disso, uma versão anfíbia o «Schwimmwagen» tinha tração nas quatro rodas e era completamente anfíbio.

Informação genérica:
Volkswagen
O primeiro protótipo do Volkswagen, o «carro do povo» com que Hitler pretendia destronar o Ford Model-T.
Na verdade a Alemanha perdeu a guerra e foram os aliados que retomaram o projecto, que efectivamente ultrapassou o modelo T em numero de viaturas fabricadas, tendo mesmo ultrapassado 20 milhões d eunidades produzidas.
O Volkswagen «Fusca / Carocha / Beetle / Escarabajo / Kafer » foi o mais fabricado veículo do mundo, e embora não tenha nascido como veículo militar, a necessidade de meios motorizados das forças armadas alemãs, levou à militarização do projecto do «carro do povo».

As versões militares do Volkswagen são basicamente duas.

Kubelwagen (carro banheira) é um veículo com tração nas duas rodas traseiras e motor traseiro, basicamente baseado no Volkswagen com uma carroçaria modificada, para reduzir o peso e permitir o transporte de três militares e uma metralhadora, ficando abaixo dos 1000kg.

Schwimmwagen (carro nadador), uma versão do Volkswagen que aproveitou a relativa leveza do projecto, para o adaptar à função de veículo anfíbio, do qual foram produzidos cerca de 15.000, o que o transformou no mais fabricado veículo anfíbio da história.