Dados sobre países utilizadores:


Listar veículos do tipo
Viatura táctica Ligeira

Veículos idênticos ou relacionados:


Kubelwagen «Typ-82»
Viatura táctica Ligeira

Schwimmwagen «Typ 166»
Viatura táctica Ligeira

 

Schwimmwagen «Typ 166»
Viatura táctica Ligeira (Volkswagen)
Schwimmwagen «Typ 166»

Projeto: Volkswagen
Alemanha
Dimensões
Comprimento
Comprimento máximo
Largura
Altura
Altura máxima
3.825
n/disponivel
1.48m
1.61M
Peso vazio
Peso / combate
Cap. Carga
Reboque
650kg
910kg
435Kg
N/disponivel
Motor / potência / capacidades
Motor
Potência
Vel. maxima
Terr. Irregular
VW 4 cyl HIAR 985cc
23cv
80 Km/h
30 Km/h
Tração
Tanque combustivel
Autonomia
Tripulação
Quatro rodas motrizes
50 Litros
600Km
1+2
65º
30º
Anfíbio
0M
0.65M

Sistema de radar auxiliar:

País: III Reich / Alemanha
Designação Local:Schwimmwagen
Qtd: Máx:14000 - Qtd. em serviço:0
Situação: Retirado
Operacionalidade:
O mais produzido veículo anfíbio do mundo, só começou a ser entregue às forças alemãs a partir do final de 1942. O veículo foi utilizado tanto pela Wermacht, (exército alemão) como pelas forças das SS.
Ele era essencialmente utilizado como veículo de ligação, sendo também utilizado por unidades de motociclistas.

Serviu em várias frentes, mas segundo os relatos conhecidos o seu motor não teve boas prestações no deserto. Já em climas frios, a refrigeração a ar apresentava vantagens pois a simplicidade do motor era neste caso uma vantagem.


Forum de discussão

O «Schwimmwagen», carro flutuante ou carro nadador, é uma versão derivada do Kubel, que por sua vez era a versão militar do famoso VW Fusca, desenhado por Ferdinand Porsche no inicio dos anos 30.

O projecto do Schwimmwagen foi resultado de um contrato para o desenvolvimento de um veículo anfíbio todo o terreno, que solicitava a apresentação de três protótipos para avaliação.

O primeiro deles ficou pronto apenas dois meses depois, e era práticamente um «Kubel» modelo 82, mais longo, com as portas soldadas e isoladas de forma a não permitir a entrada de água. Ele foi apresentado aos militares a 1 de Novembro de 1940.

A análise dos protótipos foi efectuada tendo como comparação outros veículos anfíbios que estavam em desenvolvimento há alguns anos, mas o Schwimmwagen mostrou-se claramente superior, o que levou a que em Dezembro de 1940, fosse colocada uma encomenda para o fornecimento de 100 unidades de pré-produção, que serão conhecidos como modelo «128». Estes veículos entrarão em periodo de análise ao longo de 1941, tendo as suas qualidades como veículo «fora de estrada» sido apontadas como elevadas.
Houve séries derivadas do tipo 128, conhecidas como «129» e «138».

Porém, o veículo, baseado no «Kubel» apresentava alguns problemas, entre os quais se contava a dificuldade em saír da água em margens irregulares e com maior inclinação.

Este problema leva a que se inicie em 18 de Fevereiro de 1942, um novo programa de aperfeiçoamento. Este programa levou a uma versão modificada do veículo, conhecida como «166», aquela que viria a ser a mais importante série de produção do Schwimmwagen. Com uma distância entre eixos menor, o novo veículo era mais manobravel e estruturalmente mais resistente, estanto equipado com uma hélice na traseira do veículo, o que lhe dava uma mobilidade acrescida.
Esta série foi aprovada para produção em 29 de Junho de 1942. A produção em série foi então iniciada, tendo no total sido produzidos 14276 unidades. A produção do veículo foi encerrada no final de 1944.

Informação genérica:
Volkswagen
O primeiro protótipo do Volkswagen, o «carro do povo» com que Hitler pretendia destronar o Ford Model-T.
Na verdade a Alemanha perdeu a guerra e foram os aliados que retomaram o projecto, que efectivamente ultrapassou o modelo T em numero de viaturas fabricadas, tendo mesmo ultrapassado 20 milhões d eunidades produzidas.
O Volkswagen «Fusca / Carocha / Beetle / Escarabajo / Kafer » foi o mais fabricado veículo do mundo, e embora não tenha nascido como veículo militar, a necessidade de meios motorizados das forças armadas alemãs, levou à militarização do projecto do «carro do povo».

As versões militares do Volkswagen são basicamente duas.

Kubelwagen (carro banheira) é um veículo com tração nas duas rodas traseiras e motor traseiro, basicamente baseado no Volkswagen com uma carroçaria modificada, para reduzir o peso e permitir o transporte de três militares e uma metralhadora, ficando abaixo dos 1000kg.

Schwimmwagen (carro nadador), uma versão do Volkswagen que aproveitou a relativa leveza do projecto, para o adaptar à função de veículo anfíbio, do qual foram produzidos cerca de 15.000, o que o transformou no mais fabricado veículo anfíbio da história.