Dados sobre países utilizadores:


Listar veículos do tipo
Sistema defesa antiaérea Médio/Longo Alc.

Veículos idênticos ou relacionados:


Patriot PAC-2 system
Sistema defesa antiaérea Médio/Longo Alc.

Patriot PAC-3 system
Sistema defesa antiaérea Médio/Longo Alc.

 

Patriot PAC-2 system
Sistema defesa antiaérea Médio/Longo Alc. (Raytheon Systems)
Patriot PAC-2 system

Projeto: Raytheon Systems
Estados Unidos da América
Dimensões
Comprimento
Comprimento máximo
Largura
Altura
Altura máxima
16.83
n/disponivel
2.44m
2.85M
Peso vazio
Peso / combate
Cap. Carga
Reboque
29.937t
35.721t
N/disponivel
N/disponivel
Motor / potência / capacidades
Motor
Potência
Vel. maxima
Terr. Irregular
Caterpillar C-15 (15200cc)
500cv
100 Km/h
10 Km/h
Tração
Tanque combustivel
Autonomia
Tripulação
Oito rodas motrizes
583 Litros
483Km
2
1.21M
0M
0M

Misseis / foguetes de artilharia
Sistema de radar auxiliar:

País: Estados Unidos da América
Designação Local:Patriot PAC-2
Qtd: Máx:0 - Qtd. em serviço:0
Situação: Em serviço
Operacionalidade:
O exército dos Estados Unidos utililou o sistema durante a primeira guerra do golfo em 1990. O sistema não parece ter estado à altura e a sua introdução foi propositadamente apressada por razões politicas. A eficiência do sistema foi reduzida por problemas de software, que não permitiram a identificação das ameaças de forma correcta.


Forum de discussão

O sistema Patriot PAC-2 foi uma modernização do sistema PAC-1 e foi utilizado pela primeira vez durante a primeira guerra do golfo.

O sistema é transportado por um tractor modelo M983-A2 ou A4, também designado «Patriot Tractor» que reboca o sistema de lançamento propriamente dito. Tractores do mesmo tipo são utilizados para o transporte do radar, bem assim como do sistema gerador de energia electrica, bem assim como o ponto de comando e controlo da bateria.

Dese o inicio que foi dado especial enfase à mobilidade do sistema, garantindo que os seus componentes podem ser transportados a bordo de aeronaves de transporte do tipo C-130 e C-17.

Vários países adquiriram este tipo de sistema de defesa aérea, adaptando os equipamentos a plataformas próprias, pelo que os tractores HEMTT da Oshkosh foram escolhidos pelo exército dos Estados Unidos. Outros países como a Alemanha, por exemplo, utilizam um sistema de transporte equivalente mas baseado em camiões MAN (8x8) equivalentes aos utilizados pelos norte-americanos.
Os sistemas Patriot em utilização na Alemanha também utilizam os camiões MAN para o transporte dos sistemas auxiliares (ver acima imagem do radar «Sentinel» instalado sobre um chassis MAN).

Informação genérica:
Os sistemas de mísseis Patriot PAC-1 a PAC-3 são sistemas de defesa anti-aérea baseados no primeiro dos sistemas Patriot que entrou ao serviço nos Estados Unidos em 1984.

O sistema era quase ficção científica quando foi pela primeira vez especificado no final dos anos 60. Já nessa altura estava prevista a necessidade de o sistema «SAM-D» que mais tarde seria conhecido como Patriot, ter capacidade para destruir a ameaça dos mísseis balísticos de curto alcance soviéticos.

Para responder a essa necessidade foi lançado o programa PAC ou «Patriot Advanced Capabilities».

As modificações são ao nível do software e do melhoramento da precisão dos sistemas, que implocou também alterações nas tácticas e na doutrina de utilização. Os Patriot passaram a ter capacidade par atacar mísseis de menores dimensões e pequenas aeronaves ou drones de vigilância.

Os mísseis utilizados pelo sistema PAC-2 também sofreram alterações e modificações, nomeadamente a modernização GEM / GEM-T (ver especificações dos mísseis)