Dados sobre países utilizadores:


Listar veículos do tipo
Carro de combate médio

Veículos idênticos ou relacionados:


PzKpfw-III E/F «Panzer III»
Carro de combate médio

PzKpfw-III G / H «Panzer III»
Carro de combate médio

PzKpfw-III J «Panzer III»
Carro de combate médio

PzKpfw-III L/M «Panzer III»
Carro de combate médio

PzKpfw-III N «Panzer III»
Carro de combate médio

 

Acontecimentos relacionados
Batalha de Kursk

PzKpfw-III L/M «Panzer III»
Carro de combate médio (Daimler-Benz)
PzKpfw-III L/M «Panzer III»

Projeto: Daimler-Benz
Alemanha
Dimensões
Comprimento
Comprimento máximo
Largura
Altura
Altura máxima
5.49
6.28m
2.92m
2.5M
Peso vazio
Peso / combate
Cap. Carga
Reboque
21.5t
23.1t
N/disponivel
N/disponivel
Motor / potência / capacidades
Motor
Potência
Vel. maxima
Terr. Irregular
Maybach HL 120TRM
300cv
38 Km/h
20 Km/h
Tração
Tanque combustivel
Autonomia
Tripulação
Lagartas
320 Litros
100Km
5
30º
30º
1.37M
2.3M
0.6M

Armamento básico
- 1 x 50mm KwK Mod.39 L/60 (Calibre: 50mm - Alcance estimado de 0.1Km a 1.5Km)
- 2 x 7.92mm MG-34 L/57 «Dreyse» (Calibre: 7.92mm - Alcance estimado de 1.2Km a 1.2Km)
Sistema de radar auxiliar:


Forum de discussão

A versão M, é, juntamente com a versão L a última do Panzer-III como veículo anti-tanque e resultou de uma tentativa começada com a versão «J» de colocar no Panzer-III um canhão capaz de disparar projecteis eficientes contra os tanques russos como o T-34 ou o KV-1, que se mostraram praticamente imunes ao canhão de 50mm de baixa pressão modelo 38 instalado nos modelos anteriores.

Nesta e noutras versões idênticas fabricadas em 1941 e 1942 (J e L), foram também incluídas saias laterais para proteger o tanque, que tinha uma blindagem muito fina.

Relativamente à versão anterior «J» a versão L foi também muito simplificada, reduzindo-se ou removendo-se vários componentes não essenciais, como aconteceu com as escotilhas de laterais do casco. Esta simplificação destinou-se a conseguir atingir as quotas de produção.
Outra característica distintiva destes dois modelos, é a placa adicional de blindagem colocada à frente, protegendo o condutor e o operador da metralhadora. Esta barra adicional de blindagem também foi aplicada em outros modelos mais antigos que foram alvo de renovação.

Dos 1.100 modelos «L» encomendados apenas 633 foram produzidos, antecipando a entrada ao serviço do Panzer V «Panther». Ainda assim, foi lançado o modelo «M» (o último deste tipo) que tinha como principal característica a sua capacidade para atravessar rios ou cursos de água. Beneficiando do isolamento do motor e de modificações no sistema de escape ele podia atravessar cursos de água com até 1.37m de profundidade.
Dos 1.000 «M» previstos apenas 250 chegaram a ser entregues. Tanto no caso do modelo «L» como do modelo «M» os chassis foram aproveitados para produzir canhões de assalto. Do últimos «M» 100 unidades foram produzidos na versão de tanque Lança-Chamas.

Muitos dos Panzer III desta série seriam convertidos na versão «N» e então o veículo tinha já deixado a sua função de carro de combate principal dedicando-se à função de apoio de fogo.



Informação genérica:
Os carros de combate da familia «Panzer III», representam a terceira familia de carros de combate desenvolvida pela Alemanha durante os anos 30, logo que o desenvolvimento dos tanques leves (Panzer-I e Panzer-II) terminou.

Os primeiros dois pequenos tanques, ainda que tenham sido produzidos em consideráveis quantidades, rapidamente ficaram obsoletos e os alemães aperceberam-se claramente disso quando os Panzer-I encontraram os T-26 soviéticos na guerra civil de Espanha.

Os alemães adaptaram as suas doutrinas considerando a necessidade de complementar os pequenos tanques com dois modelos distintos, cada um deles com funções específicas.

Um deles era destinado a apoiar a infantaria e capaz de disparar uma granada de alto explosivo de considerável potência (Panzer IV).
O outro seria mais ligeiro, e estaria equipado com um canhão anti-tanque para atacar os carros inimigos.

O modelo escolhido resultou do projecto da Daimler-Benz que ganhou a concorrência entre propostas de vários fabricantes alemães.

Esse seria o veículo destinado a perfurar as blindagens de carros polacos franceses e britânicos. A sua designação oficial seria PzKpfw-III (Panzer Kampf Wagen, carro blindado de combate em alemão) , ou Panzer-III.

Desenvolvimento
O desenvolvimento do Panzer III começou apenas em 1935 e inicialmente estava previsto instalar uma peça de 50mm, mas como a infantaria estava a ser equipada com a peça anti-tanque de 37mm PAK-36, foi decidido instalar uma arma do mesmo calibre por uma questão de facilidade logística.

Esta decisão foi confirmada com a guerra civil de Espanha, onde se verificou que a arma de infantaria de 37mm anti-tanque, era suficiente para derrotar a blindagem dos tanques soviéticos T-26 e BT-5. A blindagem destes veículos podia ser facilmente derrotada por um canhão de 37mm.

A decisão demonstrou não ter sido adequada, já que os veículos Panzer-III mostraram-se apenas relativamente adequados durante as campanhas contra a Polonia e contra a França os resultados foram desanimadores.

Verificou-se que tanto a blindagem quanto o armamento dos tanques alemães eram em muitos casos inferiores aos tanques franceses (mais protegidos e com melhor armamento) e só a superior táctica garantiu a vitória alemã.

Confirmou-se o erro de instalação de uma peça de 37mm, que não conseguia perfurar a blindagem dos principais carros franceses, tanto o tanque médio Somua S-35 ou tanque pesado 1-Bis.

Logo em 1940, quando se entendeu que o canhão de 37mm era ineficiente, a obsolescência do Panzer-III foi declarada e foi sendo «remediada» ao longo da guerra.- O processo de instalação de uma peça de 50mm começou de imediato e quando a URSS foi invadida, a maioria dos Panzer-III já estava equipada com essa peça.

No entanto, a dimensão do tanque impedia posteriores aumentos na potência de fogo, pelo que lentamente, o Panzer-III deixou de ser atribuido às unidades de primeira linha, sendo as perdas substituidas por viaturas mais pesadas com o Panzer IV.


Chassis para artilharia e canhões de assalto

Embora inicialmente concebido como base para um carro de combate médio, o chassis do Panzer III acabaria sendo mais utilizado para funções de canhão de assalto, além de outras funções secundárias.


Na realidade, o veículo mais produzido com base neste chassis (55% do total) foi o canhão de assalto Stug-III. Além destes, muitos dos Panzer-III foram sendo convertidos ao longo do conflito, tendo muitos deles sido transformados em caça-tanques, sem torre, veículos para apoio da infantaria, viaturas de comando ou transportadores de munições.

No entanto, durante a batalha de Kursk em 1943 ainda estavam ao serviço 141 carros de combate Panzer-III na sua função de carro de combate principal.



Modelos:

Panzer III modelo A (1936)
Blindagem de frontal de 14,5mm – mínima de 5mm

Panzer III modelo B (1937)
Blindagem frontal de 14,5mm – mínima de 5mm

Panzer III modelo C (1938)
Mesma blindagem, modificações na suspensão

Panzer III modelo D (1938)
Blindagem frontal de 30mm

Panzer III modelo E (1939)
Blindagem frontal de 30mm – Nova suspensão.

Panzer III modelo F (1939)
Previsto para a nova arma de 50mm, não introduzida por não estar disponível (convertidos para a nova arma posteriormente)

Panzer III modelo G (1940)
Nova arma principal de 50mm de origem.

Panzer III modelo H (fim de 1940)
Nova modificação na suspensão. Lagartas/esteiras mais largas.
Placa adicional de 30mm, aplicada na frente, à blindagem standard de 30mm já instalada foi colocada depois da invasão da União Soviética. Alguns modelos foram convertidos para modelo M (canhão longo de 50mm).

Panzer III modelo J (1941)
Blindagem máxima standard de 50mm

Panzer III modelo L (1941)
Blindagem máxima standard de 50mm e modificações na suspensão para compensar o aumento de peso.

Panzer III modelo M (1942)
Mesma blindagem e pequenas modificações e simplificação do modelo para reduzir os custos

Panzer III modelo N (Final de 1942)
Idêntico ao modelo M, mas sem a arma principal de 50mm substituída por um canhão de cano curto de 75mm.