Dados sobre países utilizadores:


Listar veículos do tipo
Artilharia Auto propulsada

Veículos idênticos ou relacionados:


Type-89 / PTZ-89
Caça-tanques

PLZ-45
Artilharia Auto propulsada

PLZ-05 SPG
Artilharia Auto propulsada

 

PLZ-45
Artilharia Auto propulsada (Norinco)
PLZ-45

Projeto: Norinco
China popular
Dimensões
Comprimento
Comprimento máximo
Largura
Altura
Altura máxima
6.1
10.52m
3.23m
3.417M
Peso vazio
Peso / combate
Cap. Carga
Reboque
31t
33t
N/disponivel
N/disponivel
Motor / potência / capacidades
Motor
Potência
Vel. maxima
Terr. Irregular
Deutz / WR4B-12150 V12
520cv
56 Km/h
25 Km/h
Tração
Tanque combustivel
Autonomia
Tripulação
Lagartas
600 Litros
450Km
5
58º
47º
1.2M
2.7M
0.7M

Armamento básico
- 1 x 155mm L/45 PLL-01 M.1988 (Calibre: 155mm - Alcance estimado de 18Km a 24Km)
Sistema de radar auxiliar:

País: Bangladesh
Designação Local:PLZ-45
Qtd: Máx:36 - Qtd. em serviço:6
Situação: Em serviço
Operacionalidade:
O exército do Bangladesh anunciou no inicio de 2009 que teria encomendado à China uma quantidade não divulgada de sistemas PLZ-45. Não existe confirmação efectiva sobre a quantidade adquirida mas estima-se que o numero deverá ser o necessário para armar dois batalhões, o qu eimplicará uma concomenda de 36 unidades. As entregas decorrerão a um ritmo lento, sendo os últimos sistemas entregues em 2011.

Este sistema criará a arma de artilharia autopropulsada do país, que não possui armas com estas características.


Forum de discussão

O PZL-45 de 155mm é um sistema de artilharia autopropulsado, com uma peça de 155mm, que utiliza o mesmo sistema de chassis, transmissão e motor, que já tinha sido utilizado pelos chineses para o Type-83, a versão chinesa do 2S3-Akatsya e foi desenvolvido no final dos anos 90.

O chassis do PLZ-45 é idêntico ao do Type-83, mas algumas das rodas estão colocadas mais à frente, porque o PLZ-45 é mais pesado na parte frontal e o peso da peça, que é de maiores dimensões, também precisava ser compensado ao nível da suspensão.
Embora utilizando um chassis idêntico ao do Type-83, a sua torre e armamento principal são completamente diferentes, tornando o sistema um congénere dos equipamentos autopropulsados em utilização nos paises ocidentais.
A China colocou numeros relativamente reduzidos do PLZ-45 em serviço, continuando a manter o Type-83 em maiores quantidades.

Aparentemente, problemas com o sistema de carregamento semi-automático da peça, dentro da torre, levaram a que as autoridades militares chinesas não tenham favorecido o modelo, que alguns consideraram demasiado complexo.

Como acontece com este tipo de sistemas de artilharia ele é constituido po ruma torre colocada na parte traseira do veículo, o qual está preparado para combater em ambiente NBQ e dispõe de equipamento de visão nocturna para o condutor.

Uma versão específica para o Koweit foi produzida com adaptações para operação no deserto. A mais evidente dessas adaptações é o volumoso filtro de ar do motor que se encontra à frente do lado esquerdo.
Este modificação parece posteriormente ter sido incluida em sistemas chineses.

Os valores disponíveis indicam que o alcance máximo do sistema se cifra em 24km.


Veículo de remuniciamento automático do sistema PLZ-45

Informação genérica:
Ao adquirir a licença para o fabrico do óbus de 155mm originário do Canadá, a China optou por produzir uma versão auto-propulsada do mesmo.

A industria chinesa já tinha experiência no babrico de um sistema idêntico, com o Type-83, uma derivação chinesa do sistema Akatsya soviético.

O PZL-45 é um equivalente chinês aos sistemas do tipo M-109 com o qual tem algumas pareçenças, mas na realidade trata-se do chassis utilizado no Type-83, sobre o qual foi instalada um nova torre com o novo armamento.

Além do sistema PZL-45 que está armado com um óbus de 155mm / 45 calibres, mais recentemente foi lançado o PZL-05, que é idêntico ao anterior embora esteja armado com a versão mais recente da arma de 155mm com cano longo (52 calibres), acompanhando assim o que se está a tornar padrão entre os países ocidentais.

Com base no mesmo tipo de chassis utilizado para o desenvolvimento do PZL-45 e dos seus derivados, foi também produzido um veículo caça-tanques conhecido como PTZ-89.