Dados sobre países utilizadores:


Listar veículos do tipo
Artilharia Auto propulsada

Veículos idênticos ou relacionados:


Type-89 / PTZ-89
Caça-tanques

PLZ-45
Artilharia Auto propulsada

PLZ-05 SPG
Artilharia Auto propulsada

 

Notícias relacionadas
Desfile militar comemora 60 anos da China

PLZ-05 SPG
Artilharia Auto propulsada (Norinco)
PLZ-05 SPG

Projeto: Norinco
China popular
Dimensões
Comprimento
Comprimento máximo
Largura
Altura
Altura máxima
11.5
6.2m
3.2m
3.4M
Peso vazio
Peso / combate
Cap. Carga
Reboque
32t
35t
N/disponivel
N/disponivel
Motor / potência / capacidades
Motor
Potência
Vel. maxima
Terr. Irregular
Deutz/WR4B-12150 V12
520cv
52 Km/h
25 Km/h
Tração
Tanque combustivel
Autonomia
Tripulação
Lagartas
N/disponível
420Km
5
55º
45º
1.2M
2.7M
0.7M

Armamento básico
- 1 x 155mm L/52 PLL-01 M.2006 (Calibre: 155mm - Alcance estimado de 16Km a 19Km)
Sistema de radar auxiliar:

País: China popular
Designação Local:PLZ-05
Qtd: Máx:18 - Qtd. em serviço:0
Situação: Em serviço
Operacionalidade:
O exército da China começou a utilizar o PLZ-05 em 2007. Embora não sejam conhecidos mais detalhes, a introdução deste sistema representa uma mudança radical na artilharia pesada autopropulsada do exército da China, que até ao momento tem utilizado o sistema Type-83 de 152mm.

Já anteriormente houve uma tentativa de muydar para o calibre 155mm, com a introdução do PLZ-45 (exportado para o Koweit e para a Arábia Saudita) mas a complexidade do sistema terá levado os chineses a desistir dessa possibilidade.

É apenas conhecida uma unidade onde este sistema está operacional, no entanto espera-se que todos os regimentos de artilharia que fazem parte das divisões chinesas recebam este sitema durante os próximos anos.


Forum de discussão

O PLZ-05 é a versão mais recente do óbus auto-propulsado da chinesa NORINCO e apresenta a nova peça de 155mm e 52 calibres, juntamente com um sistema digital de tiro, com ligação a radares de controlo e detecção de tiro.
Acredita-se que este sistema se destine a substituir os mais antigos Type-83 de 152mm, derivados do sistema soviético Akatsya, que continua a ser o mais importante sistema de artilharia pesada auto propulsada da China.

O sistema automático de carregamento, é alegadamente inspirado no do sistema MSTA da Rússia, no entanto esta alegação tem sido fortemente contestada pelos chineses, especialemente com base no argumento de que a China estuda o calibre 155mm há bastante mais tempo que a Rússia, que chegou ao mercado das peças de 155mm há muito pouco tempo, tendo como objectivo a exportação.

O alcance máximo com munição assistida é estimado em 50km. Os chineses pretendem competir com sistemas como o M-109A6/Paladin americano, MSTA russo ou com o PzH-2000 alemão.

Porém vários relatórios divulgados pela comunicação social apontam para o facto de o PLZ-05 ainda não ter sido oferecido para exportação por ainda não se encontrar em condições de poder concorrer de forma eficaz com os mais recentes sistemas de artilharia autopropulsada ocidentais



Nota: Existe a versão PLZ-04, que se caracteriza por estar armada com uma peça de 155mm e 54 calibres, que terá maior alcance.

Informação genérica:
Ao adquirir a licença para o fabrico do óbus de 155mm originário do Canadá, a China optou por produzir uma versão auto-propulsada do mesmo.

A industria chinesa já tinha experiência no babrico de um sistema idêntico, com o Type-83, uma derivação chinesa do sistema Akatsya soviético.

O PZL-45 é um equivalente chinês aos sistemas do tipo M-109 com o qual tem algumas pareçenças, mas na realidade trata-se do chassis utilizado no Type-83, sobre o qual foi instalada um nova torre com o novo armamento.

Além do sistema PZL-45 que está armado com um óbus de 155mm / 45 calibres, mais recentemente foi lançado o PZL-05, que é idêntico ao anterior embora esteja armado com a versão mais recente da arma de 155mm com cano longo (52 calibres), acompanhando assim o que se está a tornar padrão entre os países ocidentais.

Com base no mesmo tipo de chassis utilizado para o desenvolvimento do PZL-45 e dos seus derivados, foi também produzido um veículo caça-tanques conhecido como PTZ-89.