Dados sobre países utilizadores:


Listar veículos do tipo
Veículo de Combate de Infantaria

Veículos idênticos ou relacionados:


WZ-501 «Type-86»
Veículo de Combate de Infantaria

ZBD-97 / ZBD-04
Veículo de Combate de Infantaria

ZBD-2000 AIFV
Veículo de Combate de Infantaria

SH-3
Artilharia Auto propulsada

 

WZ-501 «Type-86»
Veículo de Combate de Infantaria (Norinco)
WZ-501 «Type-86»

Projeto: Norinco
China popular
Dimensões
Comprimento
Comprimento máximo
Largura
Altura
Altura máxima
6.74
n/disponivel
2.94m
2.15M
Peso vazio
Peso / combate
Cap. Carga
Reboque
12.5t
13.3t
N/disponivel
N/disponivel
Motor / potência / capacidades
Motor
Potência
Vel. maxima
Terr. Irregular
6V150
292cv
65 Km/h
0 Km/h
Tração
Tanque combustivel
Autonomia
Tripulação
Lagartas
N/disponível
0Km
3+8
60º
30º
Anfíbio
2.2M
0.8M

Sistema de radar auxiliar:

País: China popular
Designação Local:WZ-501
Qtd: Máx:1200 - Qtd. em serviço:1000
Situação: Em serviço
Operacionalidade:
A versão chinesa da viatura de combate de infantaria soviética BMP-1. Os chineses adaptaram equipamentos e sistemas equivalentes, embora tenham instalado um motor de concepção chinesa.
Ao contrário da URSS onde o BMP-1 foi substituido por um veículo diferente embora baseado no mesmo conceito, os chineses adaptaram o BMP-1 e a partir dele desenharam uma nova família de veículos.


Forum de discussão

Depois de ter desenvolvido familias de veículos blindados de transporte de pessoal, a China estava interessada no desenvolvimento dos veículos de combate de infantaria, mas os seus modelos YW-531 e YW-531H/534 não eram adequados para a função, entre outras razões por causa da sua blindagem inferior.

Eles podiam ser utilizados para acompanhar os carros de combate chineses mais antigos, mas à medida que a China planeava novos carros pesados, tornava-se necessário desenvolver uma nova família de veículos.

A China tinha já considerado a possibilidade de adoptar o modelo soviético BMP e terá alegadamente obtido uma cópia egipcia de um modelo BMP-1 que foi completamente desmontado para permitir o seu fabrico localmente.

Não é por isso de estranhar que o WZ-501 que apareceu pela primeira vez em público em 1985 seja praticamente igual ao BMP-1 soviético.

Informação genérica:
Embora tenha desenvolvido vários veículos blindados de concepção chinesa, a família de blindados que começou com o modelo WZ-501, resultou de uma cópia do modelo soviético BMP-1.

O primeiro veículo desta «família» é na prática o BMP-1 soviético com modificações chinesas.

Quando o WZ-501 entrou ao serviço no final dos anos 80, dado que era pouco mais que uma cópia do BMP-1 ele já estava desactualizado, nomeadamente no respeitante à blindagem.

Durante os anos 90, conhecedores dessa desvantagem, os chineses desenvolveram o conceito, tendo aproveitado o apoio de consultores russos, que ficaram disponíveis depois da desagregação da União Soviética.

O resultado do desenvolvimento do WZ-501 (Type-86), foi o modelo ZBD-97 ou Type-97.

Este modelo é baseado no anterior mas tem um chassis redesenhado, que embora faça lembrar o modelo de origem soviética tem características próprias que o identificam.

Com base no modelo ZBD-97, foram produzidos ainda outros modelos que são derivados, como o ZBD-2000, um veículo anfibio, que por sua vez tem uma versão armada com uma peça de 105mm destinada a substituir o Type-63A.