Dados sobre países utilizadores:


Listar veículos do tipo
Veículo Blindado Transporte Pessoal

 

ZLC-2000 «WZ-506»
Veículo Blindado Transporte Pessoal (Norinco)
ZLC-2000 «WZ-506»

Projeto: Norinco
China popular
Dimensões
Comprimento
Comprimento máximo
Largura
Altura
Altura máxima
5.4
n/disponivel
2.9m
2.5M
Peso vazio
Peso / combate
Cap. Carga
Reboque
6.9t
8t
N/disponivel
N/disponivel
Motor / potência / capacidades
Motor
Potência
Vel. maxima
Terr. Irregular
Diesel
300cv
68 Km/h
35 Km/h
Tração
Tanque combustivel
Autonomia
Tripulação
Lagartas
N/disponível
600Km
3+5
60º
40º
Anfíbio
2M
0.6M

Sistema de radar auxiliar:


Forum de discussão

O ZLC-2000 / WZ-506 foi desenhado para permitir o seu transporte por via aérea e o seu lançamento de para-quedas. Embora seja apontado por algumas publicações como uma adaptação do do BMD soviético, na verdade ele pouco tem a ver com o veículo soviético e resultou de uma especificação do exército chinês para um veículo leve que pudesse ser lançado de para-quedas

O veículo foi introduzido entre 2000 e 2003 como protótipo. Calcula-se que as entregas ao exército da China tenham começado a partir de 2003. Ele foi pela primeira vez visto em 2005 durante exercícios militares entre a China e a Rússia. Embora o armamento do WZ-506 tenha o mesmo calibre do veículo BMD-3, oO ZLC-2000 está equipado com uma torre relativamente rudimentar armada com um canhão de 30mm de concepção chinesa. Além do canhão de 30mm o sistema também permite a utilização do sistema HJ-73C (míssil anti-tanque). O WZ-506 pode ser transportado e lançado de aeronaves IL-76, podendo ser lançados três.

Naturalmente que, para um veículo com estas características, foi necessário reduzir ao máximo a blindagem, a qual apenas protege contra armamento ligeiro e contra estilhaços de artilharia.

Este veículo destina-se a aumentar a capacidade de projecção estratégica do exército da China, prosseguindo a politica de afirmação junto de Taiwan, território que a República Popular da China considera como seu.

A capacidade para lançar forças ligeiras apoiadas por veículos blindados, dá às forças chinesas mais um trunfo no balanço de forças dos dois lados do Estreito de Taiwan.

Informação genérica:
-