Dados sobre países utilizadores:


Listar veículos do tipo
Veículo de Combate de Infantaria



Veículos idênticos ou relacionados:


Centauro
Caça-tanques

Freccia
Veículo de Combate de Infantaria

SuperAV
Veículo Blindado Transporte Pessoal

 

Notícias relacionadas
Boxer versus Freccia

Freccia
Veículo de Combate de Infantaria (IVECO)
Freccia

Projeto: IVECO
Italia
Dimensões
Comprimento
Comprimento máximo
Largura
Altura
Altura máxima
8.6
n/disponivel
2.9m
3M
Peso vazio
Peso / combate
Cap. Carga
Reboque
26t
28t
N/disponivel
N/disponivel
Motor / potência / capacidades
Motor
Potência
Vel. maxima
Terr. Irregular
IVECO 6V-Turbo Diesel
550cv
110 Km/h
45 Km/h
Tração
Tanque combustivel
Autonomia
Tripulação
Oito rodas motrizes
N/disponível
800Km
2+1+8
60º
30º
1.25M
2M
1M

Armamento básico
- 1 x 25mm / 30mm «Hitfits (Plus)» (Calibre: 25mm - Alcance estimado de 0Km a 0Km)
Sistema de radar auxiliar:


Forum de discussão

O VCI (veículo de combate de infantaria) da IVECO «Freccia» difere de muitos outros veículos do tipo, na medida em que ao contrário de outros veículos, que foram desenhados como plataforma base para utilização de infantaria e que depois evoluiram para um modelo caça-tanques, o Freccia evouiu desde caça tanques e foi adaptado para VCI.

Foram feitas algumas modificações ao veículo e a torre armada com uma peça de 105mm foi substituida pela torre «Hitfist», numa versão armada com um canhão de 25mm.

Até ao momento, apenas a Itália demonstrou interesse pelo veículo tendo efectuado uma encomenda para 249 unidades.

O Freccia, é considerado relativamente pesado e encontra-se entre os mais pesados veículos de combate de infantaria sobre rodas da actualidade.

Informação genérica:
O Centauro, foi desenhado no inicio dos anos 90, como veículo de reconhecimento pesado, com a função adicional (em caso de necessidade) de caça-tanques.
Na verdade caça-tanques não é a descrição mais adequada, mas ela designa uma viatura com uma blindagem relativamente fina, que não pode defrontar um projectil de um carro de combate pesado, mas que em contrapartida pode ser utilizada contra esse carro de combate pesado, se a situação táctica o permitir.

A viatura utilizou um chassis 8x8 espaçoso e com capacidade para crescimento, sobre o qual foi instalada uma torre e armamento de concepção italiana.

A versão inicial do Centauro estava armada com uma peça de 105mm, mas mais recentemente, novas versões do Centauro foram apresentadas com armamento de calibre 120mm.

Como o chassis era bastante espaçoso e a colocação do motor na parte frontal permitia um arranjo diferente, o Centauro foi adaptado para uma versão de viatura de combate de infantaria, a qual foi designada «Freccia».

O Freccia no entanto, não é anfíbio e o seu elevado peso não permite o transporte em aeronaves do tipo D.130 Hercules.

A IVECO lançou em 2009 uma viatura que pretende ser um desenvolvimento do Freccia, mais leve e anfíbio, o SuperAV.

Em 2012, foi lançado um sistema de artilharia auto-propulsado, com base no chassis do Freccia. É chamado de Porcupine (porco-espinho) e trata-se essencialmente de um Freccia sobre o qual foi montada uma torre armada com uma peça de artilharia de 155mm e 39 calibres produzida na Suécia.



A designação do sistema é de Centauro 155/39LW. Espera-se que o exército italiano venha a adoptar este sistema para operação com as suas brigadas médias, normalmente equipadas com viaturas sobre rodas.

Blindagem modular
Este veículo pode utilizar blindagem modular.
Este tipo de blindagem consiste na possibilidade de adaptar - consoante as necessidades - módulos adicionais de blindagem ao veículo, que podem ser aplicados conforme seja considerado necessário pelas condições no terreno.
Os módulos de blindagem adicional podem ser aplicados mesmo no campo de batalha ou local onde os veículos estiverem em operação, sem necessidade de o remover para uma oficina. A blindagem é aplicada aparafusando os modulos adicionais à bindagem base.
Este tipo de blindagem, tanto pode ser adaptado a veículos blindados ligeiros sobre rodas, como a veículos blindados pesados.
As características da blindagem modular mudam consoante as técnologias utilizadas no seu fabrico, mas o conceito de blindagem modular é sempre o mesmo e a sua aplicação aos veículos também é idêntica.


STANAG-III
Este veículo tem ou pode ter protecção de blindagem compatível com a especificação STANAG-4569 Nível 3
A especificação STANAG-3 implica protecção contra a seguintes ameaças:
-Capacidade para resistir a um disparo de espingarda/rifle de precisão, utilizando calibre 7.62x51AP (perfurante) considerando uma velocidade do projectil de 930m/s (disparo de qualquer ângulo e elevação inferior a 30º).
-Capacidade para resistir a um disparo de espingarda/rifle de precisão, utiliznado calibre 7.62x54R (espingarda Dragunov) a uma distância superior a 30 metros, considerando uma velocidade do projectil de 914m/s (disparo de qualquer ângulo e elevação inferior a 30º).
-Capacidade para resistir a disparo de canhão de calibre 20mm a 90 metros , com velocidade do projectil de 770m/s (disparo de qualquer ângulo e com elevação de 0 a 30º)