Dados sobre países utilizadores:


Listar veículos do tipo
Morteiro autopropulsado

Veículos idênticos ou relacionados:


WZ-551 «Type 92»
Veículo Blindado Transporte Pessoal

PLL-05 / 120
Morteiro autopropulsado

PTL-02
Caça-tanques

 

PLL-05 / 120
Morteiro autopropulsado (Norinco)
PLL-05 / 120

Projeto: Norinco
China popular
Dimensões
Comprimento
Comprimento máximo
Largura
Altura
Altura máxima
6.8
n/disponivel
2.9m
0M
Peso vazio
Peso / combate
Cap. Carga
Reboque
14t
16.5t
N/disponivel
N/disponivel
Motor / potência / capacidades
Motor
Potência
Vel. maxima
Terr. Irregular
BF8L413F
320cv
95 Km/h
35 Km/h
Tração
Tanque combustivel
Autonomia
Tripulação
Seis rodas motrizes
N/disponível
0Km
4
Anfíbio
0M
0M

Sistema de radar auxiliar:

País: China popular
Designação Local:PLL-05
Qtd: Máx:60 - Qtd. em serviço:60
Situação: Em serviço
Operacionalidade:
Pelo menos uma divisão do exército chinês está equipada com este sistema desde 2008. Não é conhecido oexacto numero de viaturas deste modelo, pois estão englobadas dentro dos veículos do tipo WZ-551.


Forum de discussão

Este modelo, é uma das derivações do veículo blindado de transporte de pessoal WZ-551, que foi adaptado para transportar um morteiro de 120mm adaptado numa torre com deriva de 360 graus.

Ele utiliza o que parece ser uma versão chinesa da torre que equipa o sistema soviético/russo 2S9, embora o armamento principal seja mais recente, aparentemente derivado ou copiado do modelo de morteiro 2S80 que equipa o sistema de morteiro auto propulsado «Vena».

Esta é a razão pela qual os PLL-05/120 são considerados superiores aos sistemas russos conhecidos como 2S9, os quais estão armados com uma arma do mesmo calibre mas com um cano menor.

Como no caso dos modelos russos, o morteiro autopropulsado PLL-05 é um sistema misto e tanto pode ser utilizado com munição de morteiro como com munição de óbus (que tem maior alcance).

Existem mais deiferenças entre o modelo fabricado na China e o modelo russo, como o facto de a torre do modelo chinês ter capacidade de deriva total (a torre gira 360 graus) enquanto que os modelos russos apenas podem girar a sua torre 35 graus para cada lado. Além disso, o sistema chinês dispõe de um carregador automático, enquanto que o sistema russo tem carregamento manual.

Informação genérica:
Os veículos da família WZ-551 constituem uma das gamas mais completas de veículos militares ligeiros sobre rodas da industria chinesa.

Os WZ-551 são resultado da cooperação militar entre a China e as potências ocidentais depois do corte de relações entre a China e a União Soviética.

Durante os anos 80, várias viaturas ocidentais foram exportadas juntamente com a tecnologia para a sua produção local.

O WZ-551 é extremamente parecido com a viatura francesa VAB, embora também seja notada alguma influência dos modelos BTR, que a China tinha importado da Romenia (modelo TAB-77, o equivalente romeno do BTR-70). Embora inspirado no modelo francês o WZ-551 possui no entanto mecânica de origem alemã fabricada sob licença na China.

Além da versão base, várias derivações foram produzidas, entre as quais se encontra o morteiro autopropulsado, equipado com uma torre armada com um morteiro de 120mm e um modelo caça-tanques equipado com um canhão de 100mm.

Existem ainda versões derivadas, de ambulancia, viatura de comando, viatura de engenharia e viatura de comunicações.