Dados sobre países utilizadores:


Listar veículos do tipo
Veículo Blindado Transporte Pessoal

Veículos idênticos ou relacionados:


Colonel
Veículo Blindado Transporte Pessoal

Pars 8x8
Veículo Blindado Transporte Pessoal

 

Colonel
Veículo Blindado Transporte Pessoal (GPV)
Colonel

Projeto: GPV
Estados Unidos da América
Dimensões
Comprimento
Comprimento máximo
Largura
Altura
Altura máxima
7.85
n/disponivel
2.59m
2.39M
Peso vazio
Peso / combate
Cap. Carga
Reboque
18t
19.8t
N/disponivel
N/disponivel
Motor / potência / capacidades
Motor
Potência
Vel. maxima
Terr. Irregular
Caterpillar C7 6cyl
350cv
101 Km/h
35 Km/h
Tração
Tanque combustivel
Autonomia
Tripulação
Oito rodas motrizes
650 Litros
1449Km
6+10
60º
54º
Anfíbio
2.8M
0.7M

Sistema de radar auxiliar:


Forum de discussão

O Colonel, é a versão 8x8 de uma familia de veículos concebida pela General Purpouse Vehicles nos Estados Unidos, que inicialmente foi pensada para a segurança interna e para missões de polícia.
Posteriormente o veículo foi sendo modificado até que foi lançada a versão 8x8, que é a base para uma nova família de viaturas militares.

O «Colonel», que a versão mais pesada de uma família inteira de veículos é também fabricado pela empresa turca FNSS, que o lançou como «Pars» (Leopardo) e o tem promovido em vários mercados, nomeadamente no Médio Oriente.

Embora desprovido de blindagem ele possa ser transportado numa aeronave do tipo C-130 o «Colonel», se equipado com a blindagem adicional para a qual está preparado, atingirá um peso de 24500kg.
Além disso, mercê do seu motor e do relativamente reduzido consumo de combustível, uma autonomia anunciada de 1000 a 1500km, dependendo do peso transportado e do tipo de blindagem modular aplicada.

Atingindo uma velocidade superior a 100km/h em estrada (sem blindagem), o veículo consegue atingir uma velocidade de 5.6km/h na água.
A tripulação está protegida contra disparos de armas ligeiras e o seu casco em V, dá alguma protecção contra bombas fora-de-esrada e dispositivos improvisados.

Como referido acima e como acontece com outros veículos do tipo, o Colonel tem construção modular e pode receber módulos adicionais de blindagem. Ele também pode ser equipado com diversos tipos de armamento, conforme as necessidades do país comprador. Além da versão base já foram apresentadas versões porta-morteiro com torre com controlo remoto.

A grande diferença relativamente a outros veículos do tipo, parece estar no grande espaço interno e na capacidade para transportar até 16 militares completamente armados.

Os veículos deste fabricante, embora tenham sido testados pelo exército dos Estados Unidos não foram adquiridos para utilização militar. No entanto, foram já adquiridos por entidades estaduais, para missões de segurança interna.

Informação genérica:



O desenvolvimento do conceito começou em 2004 quando o exército dos Estados Unidos adquiriu o modelo «Major» (designado MTV A1+) para testes.

Os veículos deste tipo partilham 95% dos seus componentes mecânicos com veículos de transporte como camiões médios.
Eles foram concebidos tendo em consideração as necessidades actuais sobre protecção adicional na parte inferior do veículo, nomeadamente com a inclusão de um chassis em V.

O casco do veículo pode ser produzido em aluminio ou em outro material, como por exemplo titânio, dependendo dos requisitos.

O veículo é anfíbio nas suas versões base, embora perca essa capacidade nas versões armadas com torre. O sistema já foi testado na versão de morteiro e de infantaria com torre com controlo remoto.

Além da versão 8x8, existem versões 8x8 curta, versão 4x4, versão 6x6 e mesmo uma versão 10x10.

Enquanto que os modelos norte-americanos são apresentados com motor Caterpillar, os veículos da Turquia têm sido apresentados com motor alemão Deutz, com maior potência.

Tal potência é necessária quando se trata de motorizar as versões mais pesadas, nomeadamente as equipadas para apoio de fogo, com morteiros ou canhões.

Notar que toda a família de veículos é conhecida como «Pars» na Turquia enquando que nos Estados Unidos cada modelo recebeu um nome próprio.




Na foto acima, duas das versões mais pequenas do «Pars», o nome que a família de veículos recebeu na Turquia.


Na foto acima, o camião GPV na sua configuração 8x8, que partilha 95% dos componentes automotivos com as viaturas blindadas da mesma família de veículos.

STANAG-IV
Este veículo tem ou pode ter protecção de blindagem compatível com a especificação STANAG-4569 Nível 4
A especificação STANAG-4 implica protecção contra a seguintes ameaças:
-Capacidade para resistir a um disparo de metralhadora pesada a 30 metros de distância utilizando munição de calibre 14.5AP / B32 (perfurante) e considerando uma velocidade do projectil de 911m/s (disparo de qualquer ângulo e elevação inferior a 30º).
-Capacidade para resistir a disparo de canhão de calibre 20mm a 25 metros , com velocidade do projectil de 960m/s (disparo de qualquer ângulo e com elevação de 0 a 90º)