Dados sobre países utilizadores:


Listar veículos do tipo
Veículo Blindado Transporte Pessoal

Veículos idênticos ou relacionados:


Colonel
Veículo Blindado Transporte Pessoal

Pars 8x8
Veículo Blindado Transporte Pessoal

 

Pars 8x8
Veículo Blindado Transporte Pessoal (FNSS / Nurol)
Pars 8x8

Projeto: FNSS / Nurol
Turquia
Dimensões
Comprimento
Comprimento máximo
Largura
Altura
Altura máxima
7.85
n/disponivel
2.59m
2.39M
Peso vazio
Peso / combate
Cap. Carga
Reboque
18t
19.8t
N/disponivel
N/disponivel
Motor / potência / capacidades
Motor
Potência
Vel. maxima
Terr. Irregular
Deutz
540cv
101 Km/h
35 Km/h
Tração
Tanque combustivel
Autonomia
Tripulação
Oito rodas motrizes
650 Litros
1449Km
6+10
N/disponivel
0M
0M

Sistema de radar auxiliar:


Forum de discussão

O Pars ou Leopardo, é um derivado do veículo «Colonel» da norte-americana GPV. As diferenças exteriores são minimas, e praticamente ficam-se pelo logotipo do fabricante na parte frontal do veículo.

O Pars, foi a proposta da FMC contra o seu concorrente directo na Turquia a Otokar, para o fornecimento de viaturas blindadas ao exército turco.

A empresa turca tem autorização para fabricar o veículo e para fazer adaptações consoante as necessidades. O Pars foi já apresentado num concurso aberto pelos Emirados árabes, que entretanto foi ganho pela empresa PATRIA, com um hibrido do AMV, equipado com a mesma torreta que equipa o BMP-3 russo.

Segundo os dados disponíveis o veículo turco é vendido com um motor de origem alemã e a empresa já concebeu e apresentou versões do «Pars» para várias funções. Entre essas está a versão equipada com uma torre com controlo remoto, com montagem exterior.

Em Junho de 2011 a Malásia encomendou 257 exemplares, em configurações específicas para aquela força.

Informação genérica:



O desenvolvimento do conceito começou em 2004 quando o exército dos Estados Unidos adquiriu o modelo «Major» (designado MTV A1+) para testes.

Os veículos deste tipo partilham 95% dos seus componentes mecânicos com veículos de transporte como camiões médios.
Eles foram concebidos tendo em consideração as necessidades actuais sobre protecção adicional na parte inferior do veículo, nomeadamente com a inclusão de um chassis em V.

O casco do veículo pode ser produzido em aluminio ou em outro material, como por exemplo titânio, dependendo dos requisitos.

O veículo é anfíbio nas suas versões base, embora perca essa capacidade nas versões armadas com torre. O sistema já foi testado na versão de morteiro e de infantaria com torre com controlo remoto.

Além da versão 8x8, existem versões 8x8 curta, versão 4x4, versão 6x6 e mesmo uma versão 10x10.

Enquanto que os modelos norte-americanos são apresentados com motor Caterpillar, os veículos da Turquia têm sido apresentados com motor alemão Deutz, com maior potência.

Tal potência é necessária quando se trata de motorizar as versões mais pesadas, nomeadamente as equipadas para apoio de fogo, com morteiros ou canhões.

Notar que toda a família de veículos é conhecida como «Pars» na Turquia enquando que nos Estados Unidos cada modelo recebeu um nome próprio.




Na foto acima, duas das versões mais pequenas do «Pars», o nome que a família de veículos recebeu na Turquia.


Na foto acima, o camião GPV na sua configuração 8x8, que partilha 95% dos componentes automotivos com as viaturas blindadas da mesma família de veículos.