Dados sobre países utilizadores:


Listar veículos do tipo
Veículo Blindado Transporte Pessoal

Veículos idênticos ou relacionados:


Colonel
Veículo Blindado Transporte Pessoal

Pars 8x8
Veículo Blindado Transporte Pessoal

 

Pars 8x8
Veículo Blindado Transporte Pessoal (FNSS / Nurol)
Pars 8x8

Projeto: FNSS / Nurol
Turquia
Dimensões
Comprimento
Comprimento máximo
Largura
Altura
Altura máxima
7.85
n/disponivel
2.59m
2.39M
Peso vazio
Peso / combate
Cap. Carga
Reboque
18t
19.8t
N/disponivel
N/disponivel
Motor / potência / capacidades
Motor
Potência
Vel. maxima
Terr. Irregular
Deutz
540cv
101 Km/h
35 Km/h
Tração
Tanque combustivel
Autonomia
Tripulação
Oito rodas motrizes
650 Litros
1449Km
6+10
N/disponivel
0M
0M

Sistema de radar auxiliar:

País: Malásia
Designação Local:AV-8
Qtd: Máx:257 - Qtd. em serviço:0
Situação: Proposto
Operacionalidade:
As forças armadas da Malásia colocaram uma encomenda à FNSS para o desenvolvimento de uma familia de viaturas adequada às necessidades do exército da Malásia. As viaturas na configuração 8x8 terão 12 variantes, somando um total previsto de 257 viaturas.


Forum de discussão

O Pars ou Leopardo, é um derivado do veículo «Colonel» da norte-americana GPV. As diferenças exteriores são minimas, e praticamente ficam-se pelo logotipo do fabricante na parte frontal do veículo.

O Pars, foi a proposta da FMC contra o seu concorrente directo na Turquia a Otokar, para o fornecimento de viaturas blindadas ao exército turco.

A empresa turca tem autorização para fabricar o veículo e para fazer adaptações consoante as necessidades. O Pars foi já apresentado num concurso aberto pelos Emirados árabes, que entretanto foi ganho pela empresa PATRIA, com um hibrido do AMV, equipado com a mesma torreta que equipa o BMP-3 russo.

Segundo os dados disponíveis o veículo turco é vendido com um motor de origem alemã e a empresa já concebeu e apresentou versões do «Pars» para várias funções. Entre essas está a versão equipada com uma torre com controlo remoto, com montagem exterior.

Em Junho de 2011 a Malásia encomendou 257 exemplares, em configurações específicas para aquela força.

Informação genérica:



O desenvolvimento do conceito começou em 2004 quando o exército dos Estados Unidos adquiriu o modelo «Major» (designado MTV A1+) para testes.

Os veículos deste tipo partilham 95% dos seus componentes mecânicos com veículos de transporte como camiões médios.
Eles foram concebidos tendo em consideração as necessidades actuais sobre protecção adicional na parte inferior do veículo, nomeadamente com a inclusão de um chassis em V.

O casco do veículo pode ser produzido em aluminio ou em outro material, como por exemplo titânio, dependendo dos requisitos.

O veículo é anfíbio nas suas versões base, embora perca essa capacidade nas versões armadas com torre. O sistema já foi testado na versão de morteiro e de infantaria com torre com controlo remoto.

Além da versão 8x8, existem versões 8x8 curta, versão 4x4, versão 6x6 e mesmo uma versão 10x10.

Enquanto que os modelos norte-americanos são apresentados com motor Caterpillar, os veículos da Turquia têm sido apresentados com motor alemão Deutz, com maior potência.

Tal potência é necessária quando se trata de motorizar as versões mais pesadas, nomeadamente as equipadas para apoio de fogo, com morteiros ou canhões.

Notar que toda a família de veículos é conhecida como «Pars» na Turquia enquando que nos Estados Unidos cada modelo recebeu um nome próprio.




Na foto acima, duas das versões mais pequenas do «Pars», o nome que a família de veículos recebeu na Turquia.


Na foto acima, o camião GPV na sua configuração 8x8, que partilha 95% dos componentes automotivos com as viaturas blindadas da mesma família de veículos.