Dados sobre países utilizadores:


Listar veículos do tipo
Veículo Blindado Transporte Pessoal

 

Ejder
Veículo Blindado Transporte Pessoal (Nurol Machinery)
Ejder

Projeto: Nurol Machinery
Turquia
Dimensões
Comprimento
Comprimento máximo
Largura
Altura
Altura máxima
7.036
n/disponivel
2.686m
2.4M
Peso vazio
Peso / combate
Cap. Carga
Reboque
16t
18t
N/disponivel
N/disponivel
Motor / potência / capacidades
Motor
Potência
Vel. maxima
Terr. Irregular
6 cyl.
406cv
110 Km/h
25 Km/h
Tração
Tanque combustivel
Autonomia
Tripulação
Seis rodas motrizes
N/disponível
650Km
2+6/10
70º
40º
Anfíbio
1.2M
0.5M

Sistema de radar auxiliar:


Forum de discussão

Desenvolvido pela Nurol-Makina, uma subsidiária do grupo Nurol, o Ejder é uma viatura 6x6 de transporte de pessoal concebida na Turquia. As linhas do Nejder, especialmente na parte da frente, lembram a viatura «Pars» fabricada pela FNSS, também pertencente ao grupo NUROL, mas os veículos são diferentes, pois o Ejder é o resultado da experiência acumulada pela empresa com o desenvolvimento do modelo de viatura blindada RN-94 fornecido ao exército da Turquia e foi construido em colaboração com a Steyr, fabricante do veículo Pandur.

O Ejder pode ser utilizado como viatura táctica, para transporte de pessoal, míssões de segurança, manutenção da ordem pública e patrulha. Ele tem alguma capacidade para resistir a minas, tendo sido construido com casco em V, uma característica comum aos mais recentes veículos blindados.

O Ejder é fabricado em várias versões. Além da versão de transporte de pessoal, ele é produzido na versão de reconhecimento blindado (com mais blindagem) e também pode ser configurado como veículo de combate ligeiro blindado, com a instalação de uma torre armada com canhão de 25mm de concepção turca conhecida como «Dragar».

Embora esteja previsto o seu fabrico em versões 4x4 e 8x8, até ao momento apenas a versão 6x6 foi construida. A versão base tem uma elevada velocidade máxima e a velocidade dentro de água pode atingir 9km/h, com o veículo apoiado por duas helices que estão ligadas ao sistema de transmissão da viatura. A versão anfíbia, embora possa atingir a mesma velocidade máxima da versão base, não tem a mesma capacidade de aceleração.



O Ejder na sua versão anfíbia 6x6, numa imagem em raio X.

Informação genérica:
-

STANAG-III
Este veículo tem ou pode ter protecção de blindagem compatível com a especificação STANAG-4569 Nível 3
A especificação STANAG-3 implica protecção contra a seguintes ameaças:
-Capacidade para resistir a um disparo de espingarda/rifle de precisão, utilizando calibre 7.62x51AP (perfurante) considerando uma velocidade do projectil de 930m/s (disparo de qualquer ângulo e elevação inferior a 30º).
-Capacidade para resistir a um disparo de espingarda/rifle de precisão, utiliznado calibre 7.62x54R (espingarda Dragunov) a uma distância superior a 30 metros, considerando uma velocidade do projectil de 914m/s (disparo de qualquer ângulo e elevação inferior a 30º).
-Capacidade para resistir a disparo de canhão de calibre 20mm a 90 metros , com velocidade do projectil de 770m/s (disparo de qualquer ângulo e com elevação de 0 a 30º)