Dados sobre países utilizadores:


Listar veículos do tipo
Veículo Blindado Transporte Pessoal

 

Ejder
Veículo Blindado Transporte Pessoal (Nurol Machinery)
Ejder

Projeto: Nurol Machinery
Turquia
Dimensões
Comprimento
Comprimento máximo
Largura
Altura
Altura máxima
7.036
n/disponivel
2.686m
2.4M
Peso vazio
Peso / combate
Cap. Carga
Reboque
16t
18t
N/disponivel
N/disponivel
Motor / potência / capacidades
Motor
Potência
Vel. maxima
Terr. Irregular
6 cyl.
406cv
110 Km/h
25 Km/h
Tração
Tanque combustivel
Autonomia
Tripulação
Seis rodas motrizes
N/disponível
650Km
2+6/10
70º
40º
Anfíbio
1.2M
0.5M

Sistema de radar auxiliar:

País: Georgia
Designação Local:Ejder
Qtd: Máx:70 - Qtd. em serviço:20
Situação: Em serviço
Operacionalidade:
A Georgia é o único país a ter adquirido o Ejder até ao momento. As notícias sobre uma encomenda de 70 unidades foram tornadas públicas no inicio de 2009. No entanto existem rumores de que o veículo já estaria em testes na Georgia em 2008 aquando da invasão russa daquele país do Caucaso.

Nas imagens conhecidas dos Ejder da Georgia os veículos parecem receber uma torre controlada do interior do veículo armada com um lança-granadas de 40mm embora esta configuração possa ser apenas representativa.

No exército da Georgia o Edjer pretende substituir os veículos da obsoleta linha BTR-70/80/90 de construção soviética. Aqueles veículos têm uma mecânica cada vez mais antiquada e a sua blindagem é muito inferior à do Ejder, segundo os militares georgianos.


Forum de discussão

Desenvolvido pela Nurol-Makina, uma subsidiária do grupo Nurol, o Ejder é uma viatura 6x6 de transporte de pessoal concebida na Turquia. As linhas do Nejder, especialmente na parte da frente, lembram a viatura «Pars» fabricada pela FNSS, também pertencente ao grupo NUROL, mas os veículos são diferentes, pois o Ejder é o resultado da experiência acumulada pela empresa com o desenvolvimento do modelo de viatura blindada RN-94 fornecido ao exército da Turquia e foi construido em colaboração com a Steyr, fabricante do veículo Pandur.

O Ejder pode ser utilizado como viatura táctica, para transporte de pessoal, míssões de segurança, manutenção da ordem pública e patrulha. Ele tem alguma capacidade para resistir a minas, tendo sido construido com casco em V, uma característica comum aos mais recentes veículos blindados.

O Ejder é fabricado em várias versões. Além da versão de transporte de pessoal, ele é produzido na versão de reconhecimento blindado (com mais blindagem) e também pode ser configurado como veículo de combate ligeiro blindado, com a instalação de uma torre armada com canhão de 25mm de concepção turca conhecida como «Dragar».

Embora esteja previsto o seu fabrico em versões 4x4 e 8x8, até ao momento apenas a versão 6x6 foi construida. A versão base tem uma elevada velocidade máxima e a velocidade dentro de água pode atingir 9km/h, com o veículo apoiado por duas helices que estão ligadas ao sistema de transmissão da viatura. A versão anfíbia, embora possa atingir a mesma velocidade máxima da versão base, não tem a mesma capacidade de aceleração.



O Ejder na sua versão anfíbia 6x6, numa imagem em raio X.

Informação genérica:
-

STANAG-III
Este veículo tem ou pode ter protecção de blindagem compatível com a especificação STANAG-4569 Nível 3
A especificação STANAG-3 implica protecção contra a seguintes ameaças:
-Capacidade para resistir a um disparo de espingarda/rifle de precisão, utilizando calibre 7.62x51AP (perfurante) considerando uma velocidade do projectil de 930m/s (disparo de qualquer ângulo e elevação inferior a 30º).
-Capacidade para resistir a um disparo de espingarda/rifle de precisão, utiliznado calibre 7.62x54R (espingarda Dragunov) a uma distância superior a 30 metros, considerando uma velocidade do projectil de 914m/s (disparo de qualquer ângulo e elevação inferior a 30º).
-Capacidade para resistir a disparo de canhão de calibre 20mm a 90 metros , com velocidade do projectil de 770m/s (disparo de qualquer ângulo e com elevação de 0 a 30º)