Dados sobre países utilizadores:


Listar veículos do tipo
Viatura táctica média

 

EE-25
Viatura táctica média (Engesa)
EE-25

Projeto: Engesa
Brasil
Dimensões
Comprimento
Comprimento máximo
Largura
Altura
Altura máxima
6.82
n/disponivel
2.25m
2.5M
Peso vazio
Peso / combate
Cap. Carga
Reboque
6.9t
11.9t
5000Kg
N/disponivel
Motor / potência / capacidades
Motor
Potência
Vel. maxima
Terr. Irregular
Mercedes Benz OM-352A 3,5L
156cv
80 Km/h
20 Km/h
Tração
Tanque combustivel
Autonomia
Tripulação
Seis rodas motrizes
200 Litros
600Km
1+1/2
50º
30º
0.9M
0M
0.4M

Sistema de radar auxiliar:


Forum de discussão

Embora o fabricante brasileiro Engesa, seja mais conhecido pelos seus blindados omo o Urutu ou o Cascavel, a empresa dedicou-se também ao fabrico de viaturas militares de transporte.

O EE-25 foi um dos modelos lançados pela empresa durante os anos 70, e paralelamente ao desenvolvimento do carro de combate Cascavel, que se tornaria no veículo mais representativo da empresa.

A viatura de transporte EE-25 foi a mais numerosa das viaturas fabricadas pela Engesa, tendo sido vendida para vários países entre os quais Angola, o maior cliente e o próprio Brasil, que adquiriu cerca de duas centenas de exemplares.

Foram lançadas várias versões deste veículo e ainda em 1983, a Engesa lançava uma versão 4x4 com chassis longo e equipada com um guincho, que se destinava a operar como viatura de recuperação e assistência.

Engesa «Boomerang»
Uma das características mais distintivas dos veículos sobre rodas da Engesa e que foi activamente promovida como garantia de maior capacidade de tracção, foi o sistema de suspensão «Boomerang», que permitia às rodas traseiras maior tracção mesmo em situações em que outros veículos não conseguiam ter todas as rodas no chão. Na foto abaixo, uma demonstração do sistema:

No entanto, este tipo de sistema tornava o veículo mais complicado de manter, alem de aumentar o custo. O sistema Boomerang, foi removido nos protótipos da fase final da Engesa e o EE-25 também passou a ser entregue com uma transmissão convencional hidropneumática, com rodado duplo.

Informação genérica:
-