Dados sobre países utilizadores:


Listar veículos do tipo
Viatura táctica média

Veículos idênticos ou relacionados:


VBL M11
Viatura táctica Ligeira

VBR
Viatura táctica média

Crab
Viatura táctica Ligeira

 

VBR
Viatura táctica média (Panhard-Auverland)
VBR

Projeto: Panhard-Auverland
França
Dimensões
Comprimento
Comprimento máximo
Largura
Altura
Altura máxima
5.45
n/disponivel
2.5m
1.99M
Peso vazio
Peso / combate
Cap. Carga
Reboque
7.6t
11.5t
2500Kg
N/disponivel
Motor / potência / capacidades
Motor
Potência
Vel. maxima
Terr. Irregular
MTU 7,2L 6cyl.
325cv
110 Km/h
35 Km/h
Tração
Tanque combustivel
Autonomia
Tripulação
Quatro rodas motrizes
230 Litros
1000Km
4+5
60º
30º
N/disponivel
0M
0M

Sistema de radar auxiliar:


Forum de discussão

A configuração exterior do Panhard-VBR é idêntica à do mais pequeno Panhard-VBL. A viatura está equipada de série com sistema de filtros e pressurização para ambientes NBQ, sistema automático de supressão de incêndios, climatização e duas bagageiras exteriores.

O Panhard VBR é um veículo blindado médio com uma protecção elevada. O motor MTU de 325cv dspõe de reserva de potência suficiente para permitir aumentar o nível de blindagem, permitindo resistir a disparos de metralhadoras até calibre 14,5mm.

A instalação de outros sistemas de armas também é possível, nomeadamente de sistemas anti-tanque ou sistemas ligeiros de defesa anti-aérea.

O seu perfil e a relação entre altura e largura, tornam o VBR adequado para a instalação de sistemas de armas adicionais, tal como ocorre com o Panhar VBL.
Embora a versão base não tenha capacidade anfíbia, versões futuras do Panhard-VBR deverão ter essa capacidade.

Informação genérica:
O VBL, ou Voiture Blindé Legere (Vitaura Blindada ligeira) foi desenvolvido no final dos anos 70 (1978) após uma especificação do exército francês para um veículo que pudesse servir tanto de veículo ligeiro de reconhecimento como de veículo plataforma para armamento anti-tanque ligeiro.

A versão base do VBL, pode ser equipada com uma torre que permite proteger o operador da arma 12,7mm.

A versão anti-tanque pode ser equipada com várias torretas diferentes, que permitem o lançamento de distintos sistemas anti-tanque.

A versão «Mistral» está equipada com uma torreta para o lançamento de mísseis anti-aéreos Mistral.

A empresa Panhard (adquirida pela Renault-Trucks em 2012) lançou entretanto uma viatura derivada, configurada como auto-metralhadora e desenvolvida a partir da viatura VBL.

Blindagem modular
Este veículo pode utilizar blindagem modular.
Este tipo de blindagem consiste na possibilidade de adaptar - consoante as necessidades - módulos adicionais de blindagem ao veículo, que podem ser aplicados conforme seja considerado necessário pelas condições no terreno.
Os módulos de blindagem adicional podem ser aplicados mesmo no campo de batalha ou local onde os veículos estiverem em operação, sem necessidade de o remover para uma oficina. A blindagem é aplicada aparafusando os modulos adicionais à bindagem base.
Este tipo de blindagem, tanto pode ser adaptado a veículos blindados ligeiros sobre rodas, como a veículos blindados pesados.
As características da blindagem modular mudam consoante as técnologias utilizadas no seu fabrico, mas o conceito de blindagem modular é sempre o mesmo e a sua aplicação aos veículos também é idêntica.