Dados sobre países utilizadores:


Listar veículos do tipo
Viatura táctica média

Veículos idênticos ou relacionados:


PVP
Viatura táctica média

PVP-HD
Viatura táctica média

PVP-XL
Viatura táctica média

 

PVP
Viatura táctica média (Panhard-Auverland)
PVP

Projeto: Panhard-Auverland
França
Dimensões
Comprimento
Comprimento máximo
Largura
Altura
Altura máxima
4.6
n/disponivel
2.28m
2.17M
Peso vazio
Peso / combate
Cap. Carga
Reboque
4.39t
5.755t
965Kg
N/disponivel
Motor / potência / capacidades
Motor
Potência
Vel. maxima
Terr. Irregular
IVECO Diesel
160cv
120 Km/h
35 Km/h
Tração
Tanque combustivel
Autonomia
Tripulação
Quatro rodas motrizes
N/disponível
800Km
1+3
0.6M
0M
0M

Sistema de radar auxiliar:


Forum de discussão

O PVP «Petit Vehicule Protegè» ou pequeno veículo protegido (ou blindado) é um derivado da familia de viaturas tácticas M3 da Auverland.

O PVP é fornecido de base com uma blindagem em conformidade com a norma STANAG-2, dá protecção aos ocupantes para disparos de armas de calibre até 7,62mm.
A viatura tem uma tripulação de 3 ou 4 militares e o seu reduzido tamanho (menos de 5 metros) torna a viatura adequada par operação em áreas urbanas, onde a dimensão dos veículos é sempre problemática.

Segundo o fabricante, o PVP foi concebido para dar protecção contra explosivos improvisados, uma necessidade que as tropas francesas identificaram no Afeganistão.

O custo previsto para a viatura, situa-se entre 120,000 e 130,000 Euros.

Informação genérica:
A empresa Auverland, passou a controlar a sociedade SIMI que por sua vez tinha adquirido os negócios da sociedade Cournil, falida no inicio dos anos 70.

Além de desenvolver e continuar a produção das viaturas derivadas ou insporadas no Cournil, a Auverland, desenvolveu também uma familia de viaturas ligeiras, mas adaptadas para permitir a utilização de blindagem adicional. Nescem assim as viaturas do tipo PVP, que encontram as suas origens mais longinquas no modelo Cournil, no Auverland-A3, embora sejam na realidade viaturas com características distintas e unicamente destinadas ao mercado militar.

Gavial
Um estudo conjunto entre a Panhard-Auverland e o exército alemão levou ao protótipo do Gavial, que é uma versão do PVP adaptada para responder aos requisitos do exército alemão.

Entre as características específicas, está a suspensão pneumática, que permite ao veículo ser transportado a bordo de helicópteros CH-53.

STANAG-II
Este veículo tem ou pode ter protecção de blindagem compatível com a especificação STANAG-4569 Nível 2
A especificação STANAG-2 implica protecção contra a seguintes ameaças:
-Capacidade para resistir a um disparo de espingarda/rifle do tipo AK-47 utilizando munição calibre 7.62x39API[a] a uma distância superior a 30 metros, considerando uma velocidade do projectil de 695m/s (disparo de qualquer ângulo e elevação inferior a 30º).
-Capacidade para resistir a disparo de canhão de calibre 20mm a 120 metros , com velocidade do projectil de 630m/s (disparo de qualquer ângulo e com elevação de 0 a 22º)


7.62x39API - Munição especialmente desenhada para perfurar blindagem