Dados sobre países utilizadores:


Listar veículos do tipo
Viatura táctica média

Veículos idênticos ou relacionados:


PVP
Viatura táctica média

PVP-HD
Viatura táctica média

PVP-XL
Viatura táctica média

 

PVP-XL
Viatura táctica média (Panhard-Auverland)
PVP-XL

Projeto: Panhard-Auverland
França
Dimensões
Comprimento
Comprimento máximo
Largura
Altura
Altura máxima
5.32
n/disponivel
2.5m
2.33M
Peso vazio
Peso / combate
Cap. Carga
Reboque
4t
7t
3000Kg
N/disponivel
Motor / potência / capacidades
Motor
Potência
Vel. maxima
Terr. Irregular
Turbodiesel 3,2L
270cv
120 Km/h
35 Km/h
Tração
Tanque combustivel
Autonomia
Tripulação
Quatro rodas motrizes
N/disponível
700Km
1+9
60º
30º
1.2M
0M
0M

Sistema de radar auxiliar:


Forum de discussão

Embora o PVP-XL siga a arquitectura básica do modelo PVP, ele tem dimensões maiores que na realidade o aproximam bastante do modelo Panhard VBR, ainda que seja mais alto e tenha uma altura relativamente ao solo igualmente superior.
Ao contrário do Panhard VBR, que é desenhado para viatura de combate, o PVP-XL é pensado para transporte de pessoal e para funções de patrulha, isto embora também possa ser equipado com armamento mais pesado, pois possui um motor bastante mais potente, o que lhe confera maior mobilidade.

O lançamento deste veículo, juntamente com o «PVP HD» destina-se a complementar a gama da família PVP, especialmente após o exército francês ter encomendado várias viaturas daquele tipo.

O PVP XL apresenta uma carroceria elevada a uma maior distância do solo, garantindo maior protecção passiva. O veículo dispõe de uma ampla porta traseira que permite a saida e o acesso rápidos.

Este tipo de viatura é grosso-modo equivalente às versões blindadas do Hummer norte-americano.
Embora de dimensões equivalentes ao Panhard VBR, o Panhard PVP-XL é mais barato, pois é em termos gerais menos sofisticado.

Informação genérica:
A empresa Auverland, passou a controlar a sociedade SIMI que por sua vez tinha adquirido os negócios da sociedade Cournil, falida no inicio dos anos 70.

Além de desenvolver e continuar a produção das viaturas derivadas ou insporadas no Cournil, a Auverland, desenvolveu também uma familia de viaturas ligeiras, mas adaptadas para permitir a utilização de blindagem adicional. Nescem assim as viaturas do tipo PVP, que encontram as suas origens mais longinquas no modelo Cournil, no Auverland-A3, embora sejam na realidade viaturas com características distintas e unicamente destinadas ao mercado militar.

Gavial
Um estudo conjunto entre a Panhard-Auverland e o exército alemão levou ao protótipo do Gavial, que é uma versão do PVP adaptada para responder aos requisitos do exército alemão.

Entre as características específicas, está a suspensão pneumática, que permite ao veículo ser transportado a bordo de helicópteros CH-53.

STANAG-III
Este veículo tem ou pode ter protecção de blindagem compatível com a especificação STANAG-4569 Nível 3
A especificação STANAG-3 implica protecção contra a seguintes ameaças:
-Capacidade para resistir a um disparo de espingarda/rifle de precisão, utilizando calibre 7.62x51AP (perfurante) considerando uma velocidade do projectil de 930m/s (disparo de qualquer ângulo e elevação inferior a 30º).
-Capacidade para resistir a um disparo de espingarda/rifle de precisão, utiliznado calibre 7.62x54R (espingarda Dragunov) a uma distância superior a 30 metros, considerando uma velocidade do projectil de 914m/s (disparo de qualquer ângulo e elevação inferior a 30º).
-Capacidade para resistir a disparo de canhão de calibre 20mm a 90 metros , com velocidade do projectil de 770m/s (disparo de qualquer ângulo e com elevação de 0 a 30º)