Dados sobre países utilizadores:


Listar veículos do tipo
Viatura táctica média

 

Aravis
Viatura táctica média (Giat Industries / NEXTER)
Aravis

Projeto: Giat Industries / NEXTER
França
Dimensões
Comprimento
Comprimento máximo
Largura
Altura
Altura máxima
6
n/disponivel
2.5m
2.5M
Peso vazio
Peso / combate
Cap. Carga
Reboque
10.5t
12.5t
2000Kg
N/disponivel
Motor / potência / capacidades
Motor
Potência
Vel. maxima
Terr. Irregular
Mercedes Benz OM924
218cv
100 Km/h
0 Km/h
Tração
Tanque combustivel
Autonomia
Tripulação
Quatro rodas motrizes
N/disponível
750Km
1+7
50º
30º
N/disponivel
0M
0.5M

Sistema de radar auxiliar:

País: França
Designação Local:Aravis
Qtd: Máx:15 - Qtd. em serviço:0
Situação: Encomendado
Operacionalidade:
A viatura Aravis foi encomendada em 16 de Abril de 2009 pela DGA (Direcção Geral de Armamento) num total de 15 unidades. O custo total da encomenda foi de 20 milhões de Euros, mas inclui a formação de pessoal e ferramentas para manutenção.

O exército francês pretende utilizar a viatura no Afeganistão para operações de reconhecimento em áreas consideradas mais perigosas. As visturas estão equipadas com uma torre que dispões de sete cameras de TV para melhorar a visibilidade.


Forum de discussão

Apresentada pela primeira vez durante a «Eurosatory 2008» a viatura Aravis, é considerada uma das mais protegidas de entre veículos adaptados para operações militares.
O Aravis pode receber blindagem até ao nível Stanag-4, um dos níveis mais elevados de protecção para este tipo de viatura.

Tratando-se de uma viatura táctica destinada a transportar pessoal, o Aravis pode, como outros veículos do tipo, ser armado com uma torreta operada do interior, armada com uma metralhadora 7,62 ou 12,7mm ou ainda uma torreta ARX-20 com canhão de 20mm e metralhadora 7,62mm.

O fabricante afirma que se trata do mais protegido veículo da sua classe e em testes, foi accionada uma carga de 50kg de explosivo a uma distância de 5m do veículo, sem que isso tivesse danificado as portas.

Como outros veículos do tipo, o Aravis baseia-se num chassis Mercedes UNIMOG U-5000, e em muitos aspectos ele é extremamente parecido com o Dingo-2 da KMW.
O veículo dispõe de transmissão automática.

Informação genérica:
-

STANAG-IV
Este veículo tem ou pode ter protecção de blindagem compatível com a especificação STANAG-4569 Nível 4
A especificação STANAG-4 implica protecção contra a seguintes ameaças:
-Capacidade para resistir a um disparo de metralhadora pesada a 30 metros de distância utilizando munição de calibre 14.5AP / B32 (perfurante) e considerando uma velocidade do projectil de 911m/s (disparo de qualquer ângulo e elevação inferior a 30º).
-Capacidade para resistir a disparo de canhão de calibre 20mm a 25 metros , com velocidade do projectil de 960m/s (disparo de qualquer ângulo e com elevação de 0 a 90º)