Dados sobre países utilizadores:


Listar veículos do tipo
Veículo de Combate de Infantaria

Veículos idênticos ou relacionados:


ZBL-09 «Type 07»
Veículo de Combate de Infantaria

 

ZBL-09 «Type 07»
Veículo de Combate de Infantaria (Chinese State Factories)
ZBL-09 «Type 07»

Projeto: Chinese State Factories
China popular
Dimensões
Comprimento
Comprimento máximo
Largura
Altura
Altura máxima
7.9
n/disponivel
3m
2.1M
Peso vazio
Peso / combate
Cap. Carga
Reboque
18t
22t
N/disponivel
N/disponivel
Motor / potência / capacidades
Motor
Potência
Vel. maxima
Terr. Irregular
V6 BF6M1015C Deutz
442cv
100 Km/h
30 Km/h
Tração
Tanque combustivel
Autonomia
Tripulação
Oito rodas motrizes
N/disponível
1000Km
3+7
60º
30º
Anfíbio
0M
0M

Armamento básico
- 1 x 30mm 2A72 (Calibre: 30mm - Alcance estimado de 0.2Km a 4Km)
Sistema de radar auxiliar:

País: China popular
Designação Local:ZBL-09 Snow Leopard
Qtd: Máx:0 - Qtd. em serviço:0
Situação: Em serviço
Operacionalidade:
As viaturas ZBL-09 entraram ao serviço em 2008 e foram mostradas pela primeira vez no diesfile militar comemorativo dos 60 anos da R.P.C.
Eles vão substituir viaturas 6x6 presentemente ao serviço em unidades chinesas de elite, na regiao de Shanghai.


Forum de discussão

Desenvolvido a partir de 2004, o modelo ZBL-09 foi pela primeira vez revelado no final de 2008 e apresentado numa feira internacional em Abhu Dabi em Fevereiro de 2009 sob a referência VN-1.

O ZBL-09 é a versão de Viatura de Combate de Infantaria do que parece ser uma família completa de viaturas blindadas sobre rodas desenvolvida na China.

Esta aparenta ser de concepção local, não tendo sido resultado de influência directa de outros tipos de veículos ocidentais, embora a sua incorporação implique pelo menos a adopção de práticas e tácticas operacionais que são idênticas às dos exércitos ocidentais. Os sistemas de transmissão e suspensão são no entanto inspirados nos do BTR-70 do periodo soviético.

O ZBL-09 tem um motor Deutz de origem alemã, pode atingir uma velocidade de 100km/h em estrada e pode atravessar cursos de água a uma velocidade de 8km/h
A versão standard de viatura de combate de infantaria é equipada com uma torre armada com um canhão de 30mm 2A72.

Trata-se de uma das primeiras viaturas chinesas a adoptar o conceito de blindagem modular, podendo receber blindagem na parte frontal com capacidade para resistir a disparos de 25mm. A capacidade anfíbia será no entanto perdida, nestas condiçoes.

O ZBL-09 participou pela primeira vez num desfile durante as comemorações dos sessenta anos da República Popular da China.




Protótipo da viatura ZBL-09 / Type-07

Informação genérica:
As viaturas do tipo ZBL-09 e derivadas são viaturas 8x8 concebidas na China a partir de 2005, embora o seu desenvolvimento seja muito anterior.

Os militares chineses começaram a considerar a possibilidade de desenvolver uma viatura blindada sobre rodas na configuração 8x8 durante os anos 90. Esse tipo de viatura tem uma aplicação prática e adequa-se às necessidades operacionais do exército da China, especialmente para operação no sul do país.

A versão 8x8 equipada com canhão de 100mm foi uma das que atraiu mais interesse. Entre as razões para a adopção deste tipo de sistema estará o fim do periodo de vida útil do carro de combate WZ-132 (Type-62), uma versão aligeirada do T-54 soviético, com uma blindagem muito ligeira para permitir a sua utilização em regiões pantanosas.
Um chassis 8x8, adapta-se perfeitamente para substituir aquele tipo de viatura.

Além disso os chineses consideraram interessante a grande mobilidade das viaturas 8x8 europeias, bem como do Piranha norte-americano, o que levou a que iniciassem o desenvolvimento do seu próprio sistema.

Ao contrário de outros equipamentos e sistemas de armas da China, o ZBL-09 não parece copiar nenhum outro equipamento de origem soviética ou ocidental. Ele tem dimensões maiores que os seu congeneres

Existem planos para uma família completa de derivados desta viatura. De entre esses haverá lugar para uma viatura caça-tanques, cujos estudos foram os primeiros a ter inicio, atá um sistema de artilharia auto propulsada, com peça de 122mm:




Na foto ao lado podemos ver uma das das primeirasversões experimentais do PZL-09. Foi na versão caça-tanques que a viatura começou a ser desenvolvida. Estes primeiros estudos sobre uma viatura 8x8 mostram ainda a inspiração no modelo 6x6 WZ-551. Este tipo de configuração, com motor traseiro e uma torre colocada à frente foi posteriormente abandonada.

Na foto ao lado, a configuração final, com motor frontal e a torre colocada numa posição recuada. A torre é a mesma utilizada noutras configurações 6x6 e equivalente à que foi instalada nos carros de combate leves Type-63 modernizados.

Blindagem modular
Este veículo pode utilizar blindagem modular.
Este tipo de blindagem consiste na possibilidade de adaptar - consoante as necessidades - módulos adicionais de blindagem ao veículo, que podem ser aplicados conforme seja considerado necessário pelas condições no terreno.
Os módulos de blindagem adicional podem ser aplicados mesmo no campo de batalha ou local onde os veículos estiverem em operação, sem necessidade de o remover para uma oficina. A blindagem é aplicada aparafusando os modulos adicionais à bindagem base.
Este tipo de blindagem, tanto pode ser adaptado a veículos blindados ligeiros sobre rodas, como a veículos blindados pesados.
As características da blindagem modular mudam consoante as técnologias utilizadas no seu fabrico, mas o conceito de blindagem modular é sempre o mesmo e a sua aplicação aos veículos também é idêntica.