Dados sobre países utilizadores:


Listar veículos do tipo
Artilharia Auto propulsada

Veículos idênticos ou relacionados:


WZ-501 «Type-86»
Veículo de Combate de Infantaria

ZBD-97 / ZBD-04
Veículo de Combate de Infantaria

ZBD-2000 AIFV
Veículo de Combate de Infantaria

SH-3
Artilharia Auto propulsada

 

SH-3
Artilharia Auto propulsada (Norinco)
SH-3

Projeto: Norinco
China popular
Dimensões
Comprimento
Comprimento máximo
Largura
Altura
Altura máxima
6.6
n/disponivel
3.25m
2.58M
Peso vazio
Peso / combate
Cap. Carga
Reboque
21t
24.5t
N/disponivel
N/disponivel
Motor / potência / capacidades
Motor
Potência
Vel. maxima
Terr. Irregular
BF8 M1015CP Diesel
590cv
65 Km/h
35 Km/h
Tração
Tanque combustivel
Autonomia
Tripulação
Lagartas e rodas
N/disponível
500Km
5
60º
30º
Anfíbio
2.3M
0.8M

Armamento básico
- 1 x 122mm D-30 (2A18 / 2A31) (Calibre: 122mm - Alcance estimado de 12Km a 15Km)
Sistema de radar auxiliar:


Forum de discussão

O sistema SH-3 vai substituir nas principais unidades chinesas o mais antigo PHZ-89 basicamente equipado com o mesmo armamento.

A principal diferença deste sistema relativamente ao seu antecessor não está no armamento mas sim no chassis que lhe serve de base.
Ao contrário do PHZ-89 que contava com um chassis derivado de um veículo dos anos 50, este é construido com base no chassis do veículo ZBD-97.

A versão da peça de artilharia de 122mm é basicamente a mesma, embora tenha sido preparada para permitir o lançamento de munição mais recente, com alcance máximo de até 27km.

A principal vantagem do novo sistema reside essencialmente na maior mobilidade relativamente ao anterior. Também apresenta a vantagem da normalçização e standardização dos equipamentos d«no exército chinês, pelo menos nas unidades de elite, que tem sido um objectivo das autoridades militares chinesas, que se deparam com problemas logísticos enormes, resultado do grande numero de versões de viaturas base que estão ao serviço.

Informação genérica:
Embora tenha desenvolvido vários veículos blindados de concepção chinesa, a família de blindados que começou com o modelo WZ-501, resultou de uma cópia do modelo soviético BMP-1.

O primeiro veículo desta «família» é na prática o BMP-1 soviético com modificações chinesas.

Quando o WZ-501 entrou ao serviço no final dos anos 80, dado que era pouco mais que uma cópia do BMP-1 ele já estava desactualizado, nomeadamente no respeitante à blindagem.

Durante os anos 90, conhecedores dessa desvantagem, os chineses desenvolveram o conceito, tendo aproveitado o apoio de consultores russos, que ficaram disponíveis depois da desagregação da União Soviética.

O resultado do desenvolvimento do WZ-501 (Type-86), foi o modelo ZBD-97 ou Type-97.

Este modelo é baseado no anterior mas tem um chassis redesenhado, que embora faça lembrar o modelo de origem soviética tem características próprias que o identificam.

Com base no modelo ZBD-97, foram produzidos ainda outros modelos que são derivados, como o ZBD-2000, um veículo anfibio, que por sua vez tem uma versão armada com uma peça de 105mm destinada a substituir o Type-63A.