Dados sobre países utilizadores:


Listar veículos do tipo
Sistema defesa antiaérea Curto/Médio alc.

Veículos idênticos ou relacionados:


TOR-M1 «SA-15 Gauntlet»
Sistema defesa antiaérea Curto/Médio alc.

Tor-M2 / SA-15D
Sistema defesa antiaérea Curto/Médio alc.

 

Notícias relacionadas
Brasil estuda compra de sistema anti-aéreo russo

Tor-M2 / SA-15D
Sistema defesa antiaérea Curto/Médio alc. (Almaz)
Tor-M2 / SA-15D

Projeto: Almaz
Russia
Dimensões
Comprimento
Comprimento máximo
Largura
Altura
Altura máxima
7.5
n/disponivel
3.3m
5.1M
Peso vazio
Peso / combate
Cap. Carga
Reboque
16t
18t
N/disponivel
N/disponivel
Motor / potência / capacidades
Motor
Potência
Vel. maxima
Terr. Irregular
YaMZ-7513.10 Diesel
420cv
80 Km/h
35 Km/h
Tração
Tanque combustivel
Autonomia
Tripulação
Seis rodas motrizes
N/disponível
0Km
3
40º
20º
1M
0M
0M

Sistema de radar auxiliar:


Forum de discussão

O Tor, na sua versão M2, é provavelmente o mais sofisticado dos sistemas de defesa antiaéra de curto e médio alcance da Rússia. Em termos tecnologicos e militares ele não apresenta modificações de grande significado quando comparado com o Tor-M1, mas a nova plataforma e a possibilidade de instalar o sistema em plataformas distintas segundo as necessidades do cliente, tornam o Tor-M2 bastante mais flexivel e por isso potêncialmente mais interessante para as forças armadas de países interessados neste tipo de sistema.

Ele parte do Tor-M1 como base, tendo sido modernizados alguns dos sistemas, nomeadamente no que respeita ao controlo e gestão de dados de combate, comunicação entre os mísseis e os radares.

Exteriormente, a principal modificação na versão de demonstração é a utilização de um sistema de transporte sobre rodas, na configuração 6x6 de maiores dimensões e maior autonomia. Esta configuração é apenas uma das várias possiilidades, pois o sistema pode mesmo ser instalado num suporte do tipo semi-reboque.

Entre as mudanças mais significativas do ponto de vista tecnológico estão as modificações no software que permitem ao radar plano, «perseguir continuamente até 48 alvos diferentes e atacar simultaneamente quatro deles. Esta última característica foi introduzida com a série Tor-M2E apresentada em 2007.

Como no sistema anterior, os mísseis podem ser lançados com um intervalo de dois segundos entre cada disparo.
Outra diferença significativa é a utilização do novo míssil 9K332, em substituição do anterior 9K331 do Tor-M1.
Aparentemente, com este novo míssil (9M332), o alcance poderá atingir os 15km.

Informação genérica:
O sistema de defesa antiaérea «Tor» ou Trovão, é um sistema móvel de defesa anti-aérea de curto alcance, destinado a proteger unidades blindadas durante a sua progressão no terreno.

Este tipo de sistemas foi desenvolvido para substituir os sistemas Sa-8 «Gecko» também de origem soviética.

A primeira versão do sistema Tor, conhecida como Tor.-M1 foi montada num chassis sobre lagartas, pois ele deveria servir para acompanhar a evolução das unidades blindadas soviéticas num ataque à Europa Ocidental. Por isso, a mobilidade do sistema precisava ser idêntica à dos carros de combate soviéticos como o T-72 e o T-80.

Mais recentemente, foi desenvolvida uma nova versão conhecida como Tor-M2. Trata-se de um sistema com as mesmas origems e com muitos sub sistemas comuns, embora com componentes modernizados nomeadamente ao nível dos sistemas de gestão de dados captados pelo radar.

Aproveitanto a existência de processadores muito mais rápidos, o software de gestão de alvos pode agora seguir simultaneamente até 48 alvos e pode disparar os seus mísseis simultaneamente contra quatro deles.