Dados sobre países utilizadores:


Listar veículos do tipo
Veículo de Combate de Infantaria

 

K-21 «NIFV»
Veículo de Combate de Infantaria (Doosan)
K-21 «NIFV»

Projeto: Doosan
Coreia do Sul
Dimensões
Comprimento
Comprimento máximo
Largura
Altura
Altura máxima
6.9
n/disponivel
3.4m
2.6M
Peso vazio
Peso / combate
Cap. Carga
Reboque
23t
25t
N/disponivel
N/disponivel
Motor / potência / capacidades
Motor
Potência
Vel. maxima
Terr. Irregular
Doosan D2840LXE
740cv
70 Km/h
35 Km/h
Tração
Tanque combustivel
Autonomia
Tripulação
Lagartas
N/disponível
500Km
3+9
Anfíbio
0M
0M

Armamento básico
- 1 x 40mm L/70B «AKAN» (Calibre: 40mm - Alcance estimado de 1.5Km a 5Km)
Sistema de radar auxiliar:


Forum de discussão

Fabricado na Coreia do Sul, o K-21, pretende ser um veículo de combate de infantaria de última geração, destinado às unidades de combate que acompanham os novos tanques pesados «Black Panther».

O K-21 utiliza vários sistemas comuns ao tanque pesado sul-coreano e utiliza uma torre armada com uma peça Bofors de 40mm (equivalente à que equipa o veículo de combate de infantaria sueco CV-9040).
No entanto, o sistema de alimentação da torre coreana é completamente automático, ao contrário do sistema sueco que é semi-automático.

Outra característica que distingue o K-21 é a sua capacidade de flutuação. À medida que os veículos blindados de infantaria vão ficando maiores eles tendem a ficar mais pesados e a perder a sua capacidade d flutuar. Os coreanos ultrapassaram o problema, instalando dois flutuadores infláveis que permitem ao veículo atravessar rios e lagos. Na água o veículo é propelido por hidrojactos.

O K-21 está entre os veículos de combate anfíbios mais pesados e o armamento de 40mm, juntamente com o sofisticado sistema óptico e utilização de munição especial, pode destruir carros de combate médios como o T-54 ou o T-62, que são os principais veículos de combate da Coreia do Norte.

Está prevista a compra de 900 exemplares do K-21. Eles deverão também substituir alguns dos mais antigos veículos da família K-200, uma versão fabricada na Coreia do Sul do veículo blindado AIFV.

Informação genérica:
-

STANAG-IV
Este veículo tem ou pode ter protecção de blindagem compatível com a especificação STANAG-4569 Nível 4
A especificação STANAG-4 implica protecção contra a seguintes ameaças:
-Capacidade para resistir a um disparo de metralhadora pesada a 30 metros de distância utilizando munição de calibre 14.5AP / B32 (perfurante) e considerando uma velocidade do projectil de 911m/s (disparo de qualquer ângulo e elevação inferior a 30º).
-Capacidade para resistir a disparo de canhão de calibre 20mm a 25 metros , com velocidade do projectil de 960m/s (disparo de qualquer ângulo e com elevação de 0 a 90º)