Dados sobre países utilizadores:


Listar veículos do tipo
Veículo Blindado Transporte Pessoal

 

C-15 TA / model 8449
Veículo Blindado Transporte Pessoal (General Motors Canada)
C-15 TA / model 8449

Projeto: General Motors Canada
Canadá
Dimensões
Comprimento
Comprimento máximo
Largura
Altura
Altura máxima
4.74
n/disponivel
2.33m
2.31M
Peso vazio
Peso / combate
Cap. Carga
Reboque
4.5t
5.35t
N/disponivel
N/disponivel
Motor / potência / capacidades
Motor
Potência
Vel. maxima
Terr. Irregular
GMC 6cyl
104cv
72 Km/h
25 Km/h
Tração
Tanque combustivel
Autonomia
Tripulação
Quatro rodas motrizes
N/disponível
714Km
2+6
60º
30º
0.5M
0M
0.3M

Sistema de radar auxiliar:

País: Portugal
Designação Local:GM 4x4 M/947
Qtd: Máx:39 - Qtd. em serviço:0
Situação: Retirado
Operacionalidade:
Portugal recebeu bastante material fabricado no Canadá no periodo que se seguiu à II guerra mundial. Entre o material daquela proveniência encontrava-se o C15TA, que em Portugal recebeu a designação de Auto Transporte Blindado GM 4x4 TT M/947. A viatura era normalmente apelidada de «Granadeiro».

Como a generalidade do material originário do Canadá, era considerado bastante robusto e com muito boa qualidade de construção. Essa robustez terá estado entre as razões que levaram a que quase todos os 39 veículos recebidos fossem enviados para os territórios ultramarinos portugueses, onde equipou vários esquadrões de reconhecimento.
16 exemplares seguiram para a Índia, 15 foram para Moçambique e 5 para a Guiné.

Estas viaturas equipavam os esquadrões de reconhecimento portugueses na Índia, aquando da invasão daquele território pela União Indiana, juntamente com as viaturas blindadas Humber Mk.IV.
Nos restantes teatros de operações, terão continuado ao serviço pelo menos até ao final dos anos 60.


Forum de discussão

Desenvolvido no inicio dos anos 40, tendo por base um chassis de uma viatura comercial Chevrolet C-15, o C15TA é inspirado no conceito que resultou no «Scout Car» da White Motors norte americana. Uma viatura blindada, construida sob um chassis de uma viatura de transporte.

A viatura foi desenvolvida pela General Motors do Canadá e fabricada naquele país em Ontário. Foram produzidos um total de 3961 exemplares deste modelo entre 1943 e 1945. Sobre o chassis da General Motors foi aplicada a superestrutura fabricada pela empresa Hamilton Bridge Company.
Normalmente a viatura era equipada com duas metralhadoras Bren. E duas Browning calibre 7,62mm.

O C-15TA, foi utilizado para missões de reconhecimento, patrulha e transporte. Uma versão ambulância foi igualmete construida.

Uma derivação desta viatura, consiste num compartimento blindado de maior dimensão, com uma torreta armada com uma metralhadora. Nesta configuração o C15, foi conhecido como «Otter» e foi utilizado como veículo blindado de reconhecimento.

Ainda antes do final da guerra, as forças militares provisórias da Holanda e da Bélgica, receberam viaturas deste tipo. Após o final da II guerra mundial, grande parte destes veículos foi entregue a exércitos europeus. Não só a Bélgica e a Holanda receberam quantidades adicionais, como também foram entregues várias centenas à Dinamarca, a Espanha e Portugal.

Informação genérica:
-