Dados sobre países utilizadores:


Listar veículos do tipo
Viatura táctica Ligeira



Veículos idênticos ou relacionados:


GAZ-AA / GAZ-MM
Viatura táctica Ligeira

GAZ-63
Viatura táctica Ligeira

 

GAZ-63
Viatura táctica Ligeira (GAZ)
GAZ-63

Projeto: GAZ
Russia
Dimensões
Comprimento
Comprimento máximo
Largura
Altura
Altura máxima
5.525
n/disponivel
2.2m
2.185M
Peso vazio
Peso / combate
Cap. Carga
Reboque
3.28t
5.3t
2000Kg
N/disponivel
Motor / potência / capacidades
Motor
Potência
Vel. maxima
Terr. Irregular
GAZ-6cyl 3485cc
70cv
65 Km/h
0 Km/h
Tração
Tanque combustivel
Autonomia
Tripulação
Quatro rodas motrizes
90 Litros
0Km
2
N/disponivel
0M
0M

Sistema de radar auxiliar:

País: União Soviética
Designação Local:GAZ-63
Qtd: Máx:0 - Qtd. em serviço:0
Situação: Retirado
Operacionalidade:
Um dos veículos de maior sucesso na União Soviética, o GAZ-63 foi extensivamente utilizado pelo exército vermelho. Como é natural numa viatura criada para utilizações múltiplas, ele foi utilizado para diversas tarefas embora inicialmente ele fosse muito utilizado como reboque de artilharia.


Forum de discussão

O GAZ-63, fabricado pela fábrica automovel soviética de Gorki, foi um dos veículos de transporte de maior sucesso na União Soviética após a II guerra mundial.
As dimensões e características são equivalentes aos dos modelos norte-americanos para transporte de 1,5t / 2t [1] como o Chevrolet G-506, que a URSS tinha utilizado profusamente, com mais de 60,000 exemplares fornecidos. Com o previsível fim dos fornecimentos, resultado do final do conflito, os soviéticos decidiram conceber uma viatura equivalente.
O GAZ-63 deriva directamente do GAZ-51, que era idêntico mas mas possuia apenas tração nas rodas traseiras. A maior complexidade do GAZ-63 implicou a redução na capacidade de carga (2000kg em estrada e 1500kg fora de estrada).

A produção do GAZ-51, começou em 1946 e prolongou-se por várias décadas. O GAZ-63 (4x4) apenas deixou de ser fabricado em 1964, tendo sido substituido nas linhas de montagem pelo modelo GAZ-66. Já o modelo GAZ-51 de tracção simples e adequado para utilização civil, continuou em produção até 1975.

Modelo norte-coreano
A fábrica coreana de Tokchon, produziu a sua versão do GAZ-63 que recebeu a designação


[1] - Este modelo, como o seu equivalente norte-americano são listados como tendo capacidade para transportar 2000kg em estrada, mas apenas 1500kg fora de estrada.

Informação genérica:
O GAZ-AA foi a primeira viatura táctica ligeira soviética e centenas de milhares de viaturas deste tipo, cópias fabricadas sob licença do Ford-AA foram produzidas ainda antes do inicio da II guerra mundial.

Durante o conflito, a função de viatura táctica média para 1,5t foi desempenhada por viaturas de vários tipos fornecidas pelos Estados Unidos, nomeadamente Chevrolet.

Tendo recebido uma grande quantidade de camiões Chevrolet G506, a União Soviética desenvolveu uma versão adaptada desse veículo, aproveitando parte da estrutura industrial que ainda existia para a produção do modelo Ford-AA.

Esse modelo aparece como GAZ-51 e mais tarde GAZ-63 (versão ligeiramente modificada).