Dados sobre países utilizadores:


Listar veículos do tipo
Viatura táctica pesada

Veículos idênticos ou relacionados:


Caiman 6x6
Viatura táctica média

Caiman MTV
Viatura táctica pesada

 

Caiman MTV
Viatura táctica pesada (Armor Holdings / BAE Systems)
Caiman MTV

Projeto: Armor Holdings / BAE Systems
Estados Unidos da América
Dimensões
Comprimento
Comprimento máximo
Largura
Altura
Altura máxima
7.48
n/disponivel
2.58m
2.96M
Peso vazio
Peso / combate
Cap. Carga
Reboque
27.55t
31.3t
3750Kg
5443Kg
Motor / potência / capacidades
Motor
Potência
Vel. maxima
Terr. Irregular
Caterpillar C-9 8,8L
450cv
104 Km/h
40 Km/h
Tração
Tanque combustivel
Autonomia
Tripulação
Seis rodas motrizes
280 Litros
0Km
2+8
60º
30º
0.915M
0M
0M

Sistema de radar auxiliar:

País: Estados Unidos da América
Designação Local:Caiman MTV
Qtd: Máx:1700 - Qtd. em serviço:0
Situação: Encomendado
Operacionalidade:
As viaturas Caiman MTV de modelos mais antigos serão reconvertidas para o novo padrão de protecção. 1700 viaturas serão convertidas.


Forum de discussão

A elevada concorrência e o elevado número de sistemas MRAP adquiridos pelos vários ramos das forças armadas norte-americanas levaram a BAE Systems a desenvolver uma versão pesada do seu veículo Caiman e que respondesse à nova especificação MRAP-II.

O Caiman MTV é também resultado da experiência ganha nas operações no Iraque, mas especialmente no Afeganistão, onde foram encontrados explosivos imprivisados de maior potência.

Ele possui uma blindagem que responde às exigências da especificação MRAP-II, que é muito mais eficiente e também bastante mais pesada, levando o peso da viatura para quase 30 toneladas (sem tripulação nem armamento, mas com combustível) possuindo igualmente uma protecção melhorada para a «cápsula» onde segue o condutor, comandante e a guarnição da viatura.

Para permitir deslocar todo o peso adicional o motor passou a ser o C-9, com um aumento de potência na ordem dos 55%. Neste quesito, foi deixada a possibilidade de o veículo ser equipado com uma versão do motor Caterpillar C-9 ainda mais potente.

O Caiman MTV, com o seu motor de 450cv e blindagem extremamente resistente, consegue proteger os militares que transporta mais eficientemente que a maioria das viaturas militares 6x6 ou 8x8 como o Piranha, Pandur ou o AMV, presentemente ao serviço de vários exércitos.


Conversão
As versões mais antigas do Caiman (MRAP-I), podem ser convertidas para esta nova versão MRAP-II. A BAE Systems assinou aliás um contrato para a conversão de 1700 viaturas, que receberão o novo motor, transmissão, suspensão e a cápsula reforçada. O custo de cada conversão é de 370,000 dolares americanos.

Informação genérica:
Concebida ainda antes de a empresa Armor Holding ter sido adquirida pela BAE Systems, esta viatura baseia-se em grande parte nos componentes dos camiões FMTV fabricados para as forças armadas dos Estados Unidos.

Os veículos são fabricados pela empresa Stewart & Stevenson, que faz parte da Armor Holdings.

A primeira versão Conhecida, o Caiman, é um veículo longo com capacidade para cerca de 10 militares.

Posteriormente foi criada uma versão encurtada, com tração 4x4, e menor numero de lugares, que também pode ser fornecida com blindagem CAT-1 ou CAT-2, conforme as necessidades.

A versão pesada do Caiman chama-se Caiman MTV e é a versão do Caiman adaptada para a especificação MRAP-II.

Frag Kit 6
Frag Kit #6 é a designação dada pelo exército dos Estados Unidos a um kit de blindagem que pode ser fabricado de forma modular, para dar protecção a viaturas blindadas ligeiras.

As características dos materiais que compoem o kit são secretas, embora várias notícias indiquem que se trata de um composto cerâmico à base de Carboneto de Silicone, disposto juntamente com camadas de aço e aluminio.

Este material é especialmente adequado para colocação nas laterais de viaturas e pode resistir mesmo a armas anti-tanque portáteis como RPG's.
Este tipo de materiais compostos, pode alegadamente resistir mesmo aos mísseis anti-tanque com carga dupla, pois estes são especialmente eficazes contra blindagem reactiva (explosiva).

O Frag Kit #6 foi desenvolvido tendo em vista a sua aplicação em viaturas médias, mas tem o inconveniente de ser extremamente pesado. As viaturas que recebem a blindagem adicional ficam demasiado largas (não podem por exemplo viajar nas estradas norte-americanas) e a sua mobilidade é extremamente afectada.


MRAP II
A especificação MRAP-II data de 2007 e foi resultado da necessidade que os militares americanos sentiram de possuir veículos que pudessem resistir às novas ameaças que foram encontradas especialmente no teatro de operações do Afeganistão.

Embora a especificação implique um veículo que é globalmente mais robusto, a principal característica é a da exigência de uma blindagem que permita ao veículo resistir à explosão de IED (Improvised Explosive Devices) ou engenhos explosivos improvisados, normalmente colocados em beiras de estrada ou em trilhos que são frequentados por forças militares.

Trata-se de dispositivos explosivos de carga oca, da grande potência e grande capacidade para perfurar a blindagem.

A especificação teve em consideração os estudos levados a cabo pelo laboratório de pesquisas do exército dos Estados Unidos, o qual desenvolveu um kit de blindagem chamado «Frag Kit 6» que pode ser adaptado a viaturas MRAP-I

A especificação MRAP-II é para viaturas que já incluem de raiz, blindagem com as características do kit «Frag Kit 6».