Dados sobre países utilizadores:


Listar veículos do tipo
Viatura táctica média

Veículos idênticos ou relacionados:


UR-416
Viatura táctica média

TM-170
Viatura táctica média

Condor UR-425
Veículo Blindado Transporte Pessoal

 

TM-170
Viatura táctica média (Henschel)
TM-170

Projeto: Henschel
Alemanha
Dimensões
Comprimento
Comprimento máximo
Largura
Altura
Altura máxima
6.14
n/disponivel
2.47m
2.32M
Peso vazio
Peso / combate
Cap. Carga
Reboque
8.8t
11.65t
N/disponivel
N/disponivel
Motor / potência / capacidades
Motor
Potência
Vel. maxima
Terr. Irregular
Deimler Benz OM366
240cv
100 Km/h
20 Km/h
Tração
Tanque combustivel
Autonomia
Tripulação
Quatro rodas motrizes
200 Litros
870Km
2+10
80º
40º
Anfíbio
0M
0.6M

Sistema de radar auxiliar:


Forum de discussão

O TM-170 é mais uma das viaturas construidas pela Henschel-Wehrtechnik com base no chassis 4x4 UNIMOG.

Concebido por iniciativa da própria empresa, a viatura foi pensada para operações de segurança interna, tanto na Alemanha como em outros países.

Concebido durante os anos 70, ele entrou em produção em 1979. Ele baseia-se bno chassis do Unimog 4x4 e é todo construido em aço soldado, garantindo protecção contra armas ligeiras e estilhaços.

O motor encontra-se na frente do veículo com o condutor e comandante imediatamente atrás. A configuração da viatura em idêntica à de um veículo comercial de transporte de mercadorias.

O TM-170 pode no entanto ser «militarizado», tendo a possibilidade de receber uma torreta armada com um canhão de 20mm. Podem ser adaptadas outras armas ligeiras como lançadores de granadas ou metralhadoras de calibre 7.62 ou 12.7.

Característica importante no TM-170 é o facto de ele ser anfíbio, podendo atravessar rios e lagos com pouca ondulação. Ele move-se na água com a rotação das rodas e com o auxilio adicional de dois hidrojactos. À frente à um quebra-ondas que é elevado quando a viatura está na água.

Os principais utilizadores deste tipo de viatura são policias e serviços de segurança da Alemanha.

Informação genérica:
Desde os anos 60 a empresa alemã Henschel (divisão industrial que posteriormente passou para a Rheinmetal) concebeu vários veículos ligeiros fracamente blindados e adequados para operações de segurança interna.

São veículos que se baseiam no chassis e mecânica UNIMOG, sendo o primeiro deles, desenhado nos anos 60 foi o UR-416, que transportava até 10 militares. Tratava-se de um veículo básico, quase um UNIMOG com uma blindagem de estilo caixa.

Dois outros modelos fazem parte da família.

O Henschel TM-170, uma versão mais pesada mas que mantem as caracteristicas mecânicas básicas do UNIMOG e tem capacidade anfíbia.

O Condor, mais adaptado a operações militares e que sofreu consideráveis modificações mecânicas partindo da configuração original do UNIMOG.

Vários veículos desta família continuam ao serviço em vários países do mundo.