Dados sobre países utilizadores:


Listar veículos do tipo
Veículo Blindado Transporte Pessoal

 

Arma
Veículo Blindado Transporte Pessoal (Otokar)
Arma

Projeto: Otokar
Turquia
Dimensões
Comprimento
Comprimento máximo
Largura
Altura
Altura máxima
6.43
n/disponivel
2.71m
2.2M
Peso vazio
Peso / combate
Cap. Carga
Reboque
16t
18.5t
4500Kg
N/disponivel
Motor / potência / capacidades
Motor
Potência
Vel. maxima
Terr. Irregular
MTU MB 6V
450cv
105 Km/h
30 Km/h
Tração
Tanque combustivel
Autonomia
Tripulação
Seis rodas motrizes
N/disponível
0Km
2+8
60º
30º
Anfíbio
1.2M
0.6M

Sistema de radar auxiliar:


Forum de discussão

Desenvolvido pela Otokar para responder a uma especificação do exército turco, o «Arma» foi um dos concorrentes para uma encomenda prevista de 336 exemplares para o exército turco, após a empresa ter cancelado a sua colaboração com a empresa Terrex de Singapura.

A viatura é relativamente convencional, com o motor colocado à frente à direita e como é comum neste tipo de veículos com dois eixos direccionais à frente, aumentando a sua manobrabilidade. Pode ser conduzida com tração total (6x6) ou tração 4x4. O Otokar Arma é completamente anfíbio, dispondo de duas helices propulsoras, que permitem atingir uma velocidade de 7 a 10km/h quando atravessa lagos ou rios.

Menos comum é a inclusão de um acesso lateral do lado esquerdo, permitindo o acesso ao interior da viatura sem utilizar a porta traseira. Esta característica deverá reduzir a resistência lateral da viatura e torna mais complicada a aplicação de blindagem adicional.
No caso de colocação de blindagem reactiva ou de uma grelha de pré-detonação (comum em muitas viaturas, por exemplo no Iraque e no Afeganistão) a porta não poderá ser utilizada. Sem recorrer a maior complexidade da blindagem e consequente aumento de peso.



O Otokar «Arma» está preparado para responder à especificação turca que pede viaturas de reconhecimento equipadas para operar em áreas contaminadas, plataformas móveis para radar, plataformas para sistemas de sensores, viaturas de comando e viaturas de combate, equipadas com um canhão de 20mm.

Entre os concorrentes do «ARMA» encontra-se o Nurol «Ejder»

Foi igualmente desenvolvida uma versão 8x8 apresentada pela Otokar em 2011:


Informação genérica:
-

STANAG-III+
Este veículo tem ou pode ter protecção de blindagem compatível com a especificação STANAG-4569 Nível 3+ (Mais)
A especificação STANAG-3 PLUS implica protecção contra a seguintes ameaças:
-Capacidade para resistir a um disparo de metralhadora média a menos de 30 metros utilizando munição de calibre 12.7x99 M2 (perfurante) e considerando uma velocidade do projectil de 914m/s (disparo de qualquer ângulo e elevação inferior a 30º).
-Capacidade para resistir a disparo de canhão de calibre 20mm a 90 metros , com velocidade do projectil de 770m/s (disparo de qualquer ângulo e com elevação de 0 a 30º)