Dados sobre países utilizadores:


Listar veículos do tipo
Veículo ligeiro de reconhecimento

 

L-181
Veículo ligeiro de reconhecimento (Landsverk)
L-181

Projeto: Landsverk
Suecia
Dimensões
Comprimento
Comprimento máximo
Largura
Altura
Altura máxima
5.87
n/disponivel
2.18m
2.09M
Peso vazio
Peso / combate
Cap. Carga
Reboque
7.4t
7.825t
N/disponivel
N/disponivel
Motor / potência / capacidades
Motor
Potência
Vel. maxima
Terr. Irregular
Scania-Vabis 6cyl
80cv
50 Km/h
15 Km/h
Tração
Tanque combustivel
Autonomia
Tripulação
Seis rodas (quatro motrizes)
N/disponível
288Km
4
0.5M
0M
0M

Sistema de radar auxiliar:


Forum de discussão

Foi comum durante os anos 30 a utilização de viaturas comerciais reforçadas e blindadas. O modelo L-180/181/182 da sueca Landsverk foi um dos modelos lançados nessa altura, sendo entregue a vários exércitos europeus.

Os seus equivalentes mais próximos são os veículos soviéticos da família BA-6 a BA-10, igualmente construidos sobre um chassis de viatura comercial de carga. A viatura sueca estava no entanto muito melhor motorizada e atingia uma velocidade máxima maior, sendo igualmente mais pesada que a viatura soviética.

O Landsverk L-181 utilizou o chassis do camião Scania-Vabis e o armamento principal era constituido por um canhão de 20mm ou 37mm da Bofors.
A blindagem máxima era de 8,5mm.

Durante os anos 30 este tipo de viatura blindada foi considerado interessante por muitos exércitos que adquiriram bastantes unidades. A sua mobilidade em estrada tornava-os especialmente úteis para os estados que tinham problemas de segurança interna.
Logo que começou a II guerra mundial, a utilidade deste tipo de veículos no entanto, começou a ser posta em causa. Isso tornou-se ainda mais claro após a invasão da URSS.

A Suécia continuou a utilizar este tipo de viaturas após o final da guerra e a Irlanda também os utilizou até pelos menos aos anos 60.

A Holanda tinha unidades constituidas por viaturas deste tipo aquando da invasão alemã, mas a fraca blindagem tornava-os presa fácil. Os alemães aliás aproveitaram as viaturas holandesas e colocaram-nas ao seu serviço.

Informação genérica:
-