Dados sobre países utilizadores:


Listar veículos do tipo
Viatura táctica média



Veículos idênticos ou relacionados:


2832
Viatura táctica média

Lazar
Viatura táctica média

 

2832
Viatura táctica média (FAP)

Projeto: FAP
Servia
Dimensões
Comprimento
Comprimento máximo
Largura
Altura
Altura máxima
9.08
n/disponivel
2.5m
3.14M
Peso vazio
Peso / combate
Cap. Carga
Reboque
16t
N/disponivel
15000Kg
N/disponivel
Motor / potência / capacidades
Motor
Potência
Vel. maxima
Terr. Irregular
Mercedes OM501 LA E3
360cv
93 Km/h
0 Km/h
Tração
Tanque combustivel
Autonomia
Tripulação
Oito rodas motrizes
360 Litros
0Km
1
N/disponivel
0M
0M

Sistema de radar auxiliar:


O FAP2832, desenvolvido pela fábrica jugoslava de Priboj desde meados dos anos 80 é um derivado da linha de camiões Mercedes Benz desenvolvida nos anos 70 e fabricada sob licença na antiga Jugoslávia a partir de 1978.

As viaturas desta linha existem nas versões 4x4, 6x6 e 8x8.

No que respeita à versão 8x8, ela foi desenvolvida nos anos 80 e destinava-se a utilização como transporte pesado e plataforma para sistemas de lançamento de foguetes e para artilharia auto-propulsada.
Os protótipos apresentados às autoridades jugoslavas foram aprovados e chegaram mesmo a ser utilizados no sistema de lançamento de foguetes de artilharia M87 «Orkan», desenvolvido inicialmente em território que posteriormente ficou sob controlo da Croácia.

O colapso da antiga Jugoslávia comprometeu o desenvolvimento do projecto e apenas algumas unidades da viatura na configuração 8x8 chegaram de facto a ser produzidos.

Posteriormente, já depois do colapso da antiga Jugoslávia, os sérvios tentaram desenvolver de forma autónoma a sua industria automovel militar. Exemplo disso é o desenvolvimento do derivado do M87, conhecido como M96 Orkan-II.
Trata-se de um sistema de lançamento de foguetes de artilharia de 262mm. Bem como o sistema de artilharia auto-propulsada Nora de 152mm, no entanto fontes sérvias afirmam que embora a viatura tenha sido adaptada e concebida em meados dos anos 80, a guerra civil fez com que apenas pequenas quantidades do 2832 e seus derivados tenham sido produzidos.

Aparentemente, a Sérvia voltou-se para os fornecedores russos e ucranianos, tendo começado a importar chassis do fabricante KAMAZ, pois os sistemas de artilharia auto-propulsada e os sistemas de lançamento de foguetes de artilharia sérvios têm sido desenvolvidos com base em chassis russos.

Informação genérica:
Os camiões 2026 fabricados pela FAP em Priboj na Sérvia (antiga Jugoslávia) são versões fabricadas so licença de viaturas Mercedes Benz.

A sua concepção dada de meados dos anos 70 e os FAP 2026 são basicamente Mercedes 5541 modificados para cumprir com as especificações do exército da Jugoslávia, embora a fábrica se dedicasse essencialmente a produzir viaturas civis.

Com o colapso da Jugoslávia, os sérvios deixaram de ter acesso à fábrica TAM de Maribor na Eslovénia, onde se produziam a maior parte das viaturas médias para o exército jugoslavo.

O primeiro modelo da família 2026 entrou ao serviço em 1978.
Já os camiões FAP 2832, na configuração 8x8 foram desenvolvidos nos anos 80 e foram utilizados para várias funções, de entre as quais se destaca um sistema de lançamento de foguetes múltiplos.

Embora a FAP continue a laborar, não há notícia de que continue a produzir viaturas pesadas na configuração 8x8.

Isto leva a concluir que os mais recentes sistemas sérvios baseados em chassis 8x8 são na realidade resultado da importação de chassis russos ou ucranianos.