Dados sobre países utilizadores:


Listar veículos do tipo
Viatura táctica média



Veículos idênticos ou relacionados:


BPM-97
Viatura táctica média

Mustang 6350
Viatura táctica média

Mustang 5350
Viatura táctica média

Mustang 4350
Viatura táctica média

 

BPM-97
Viatura táctica média (KamAZ)
BPM-97

Projeto: KamAZ
Russia
Dimensões
Comprimento
Comprimento máximo
Largura
Altura
Altura máxima
5.3
n/disponivel
1.9m
1.83M
Peso vazio
Peso / combate
Cap. Carga
Reboque
9t
12t
2000Kg
N/disponivel
Motor / potência / capacidades
Motor
Potência
Vel. maxima
Terr. Irregular
KamAZ 740 10-20
240cv
90 Km/h
0 Km/h
Tração
Tanque combustivel
Autonomia
Tripulação
Quatro rodas motrizes
N/disponível
890Km
2+8
60º
0.8M
1.2M
0.6M

Sistema de radar auxiliar:


Forum de discussão

Também designado Kamaz-43269 (a sua designação civil), o BPM-97 é baseado no camião 4x4 modelo 4350 da família «Mustang», o Kamaz 43269 lembra as linhas do BTR-40, que foi desenvolvido a partir da versão russa do Chevrolet G-506 do periodo da II guerra mundial, embora na realidade seja ligeiramente maior e mais pesado.

O BPM-97 é construido bom base na nova linha de camioes da Kamaz, mas foi concebido antes dela ter sido lançada, tendo como base a familia anterior de camiões do mesmo fabricante. A sua designação BPM (não confundir com BMP) é indicativa de que se trata de uma viatura destinada a policiamento ou patrulha por parte de forças militarizadas, policias militares ou guardas-fronteira.

O veículo possui dois pequenos acessos laterais claramente inspirado nas saidas laterais das viaturas da família BTR-70. Foram estudadas diferentes configurações para os assentos.
Uma delas tem quatro bancos voltados para trás e outros dois voltados para a frente, com acesso pelas duas portas laterais. Outra é mais convencional e coloca quatro bancos de cada lado.
Há duas portas traseiras para saída da guarnição, ainda que a dimensão das portas seja relativamente reduzida.

A blindagem tem capacidade para resistir a disparos de metralhadoras pesadas, mas a construção do veículo parece ceder à tradição russa da blindagem muito inclinada para melhorar o perfil balístico.
A inclusão de escotilhas laterais e de compartimentos nas laterais impede em principio a colocação de blindagem adicional, embora os compartimentos laterais aumentem a protecção, especialmente atrás da roda traseira.

O armamento pode variar, mas pode ir da básica metralhadora pesada de 12,7mm ou 14,5mm, até um canhão de 30mm numa torre idêntica à que está instalada nos mais recentes BTR-90.



O BPM-97 foi visto aquando da sua apresentação como uma tentativa da fábrica KamAZ para entrar no mercado das viaturas blindadas de transporte de pessoal.

Informação genérica:
Mustang é a designação que foi atribuida à linha de camiões médios-pesados da KAMAZ russa especialmente construidos para utilização militar lançada em 2003.
Na realidade a «nova linha» limita-se a modificações estéticas, destinadas a dar um ar mais moderno aos veículos. Na essencia, continuam a ser utilizados os mesmos componentes utilizados na anterior linha de viaturas pesadas do tipo 4326 (imagem ao lado).

As modificações estéticas da linha são no entanto muito mais visiveis na linha de viaturas civis que na linha militar, que mantém muitas das características e aspecto dos modelos anteriores.



Os três principais produtos da linha «Mustang» são os seguintes:

KamAZ-4350
Versão mais pequena, com quatro rodas motrizes.

KAMAZ-5350
Versão com seis rodas motrizes.

KamAZ-6350
Versão pesada com oito rodas motrizes.

O principal objectivo do fabricante russo ao re-lançar esta linha de viaturas foi o de manter o maior numero possível de componentes comuns entre os três tipos básicos de viaturas.

Além da linha Mustang, a Kamaz também fornece componentes para a fábrica Uralaz no sul da Russia onde são produzidas viaturas idênticas.



Vários de desenvolvimentos a partir de viaturas da família «Mustang» foram concebidos.

Além da plataforma para sistemas de artilharia anti-aérea, foi igualmente concebida uma viatura blindada 4x4 com base no modelo 4350.