Dados sobre países utilizadores:


Listar veículos do tipo
Viatura táctica média



Veículos idênticos ou relacionados:


V3S
Viatura táctica média

 

V3S
Viatura táctica média (Praga)
V3S

Projeto: Praga
Republica Checa
Dimensões
Comprimento
Comprimento máximo
Largura
Altura
Altura máxima
6.91
n/disponivel
2.31m
2.92M
Peso vazio
Peso / combate
Cap. Carga
Reboque
5.47t
8.47t
3000Kg
N/disponivel
Motor / potência / capacidades
Motor
Potência
Vel. maxima
Terr. Irregular
TATRA T912-5
98cv
60 Km/h
25 Km/h
Tração
Tanque combustivel
Autonomia
Tripulação
Seis rodas motrizes
120 Litros
500Km
1+1
60º
42º
0.8M
0M
0M

Sistema de radar auxiliar:


Forum de discussão

O camião Praga V3S foi uma versão militar de uma viatura civil desenvolvida pela empresa logo que a fábrica Praga foi reconstruida no seguimento do fim da II guerra mundial.

O desenvolvimento do veículo começou na segunda metade de 1951 e a produção em série do camião V3S teve inicio em Abril de 1953.

A falta de várias matérias primas essenciais dificultou o desenvolvimento do projecto, que teve que considerar os meios e equipamentos disponíveis. Essas dificuldades acabaram por resultar numa vantagem de custo para a viatura, que foi alvo de um grande numero de modificações que resultaram em grande numero de versões.

De entre as várias versões do V3S para utilização militar destacam-se o lançador de foguetes de artilharia de 130mm e o sistema anti-aéreo M53/70, um camião V3S com blindagem e uma reparo duplo de canhões anti-aéreos.

As prestações do veículo são inferiores às divulgadas oficialmente. A velocidade máxima fica pelos 60km/h embora a velocidade máxima divulgada fosse de 75km/h.

Foi desenvolvida uma versão modernizada nos anos 80 que se pode identificar pelos farois integrados no para-choques frontal:


Informação genérica:
As viaturas do tipo V3S foram produzidas em várias séries e serviram também de base para viaturas blindadas ou sistemas de transporte de armas anti-aéreas.