Dados sobre países utilizadores:


Listar veículos do tipo
Viatura táctica média



Veículos idênticos ou relacionados:


Marauder
Viatura táctica média

Matador
Viatura táctica média

Mbombe
Viatura táctica média

 

Mbombe
Viatura táctica média (Paramount)
Mbombe

Projeto: Paramount
África do Sul
Dimensões
Comprimento
Comprimento máximo
Largura
Altura
Altura máxima
7.715
n/disponivel
2.545m
2.34M
Peso vazio
Peso / combate
Cap. Carga
Reboque
16t
27t
5000Kg
N/disponivel
Motor / potência / capacidades
Motor
Potência
Vel. maxima
Terr. Irregular
Cummins Turbo Diesel
450cv
90 Km/h
30 Km/h
Tração
Tanque combustivel
Autonomia
Tripulação
Seis rodas motrizes
N/disponível
700Km
2+12
70º
35º
0.9M
3.3M
0.5M

Sistema de radar auxiliar:


Forum de discussão

A viatura Mbombe, desenvolvida na África do Sul, foi desenhado tendo como objectivo dispor de uma viatura que pudesse resistir à esmagadora maioria das ameaças que na segunda década do século se espera que uma viatura blindada de transporte de pessoal possa ter que enfrentar.

O veículo foi apresentado em 2010 e entre os seus objetivos está a possibilidade de substituir com vantagem muitas das viaturas blindadas do tipo MRAP que estão ao serviço em cenários de guerra ou manutenção de paz, como é o caso do Afeganistão.

O Mbombe é muito mais baixo que todos os outros veículos MRAP, um problema que é normalmente apontado a esse tipo de veículos, muitas vezes construidos a partir de chassis de viaturas civis modificadas.

Talvez a característica mais significativa da viatura sul africana, é a não existência do já tradicional casco com configuração em V, que facilita a deflexão de estilhaços e aumenta a secção da blindagem.

Sem o tradicional casco em V, o centro de gravidade do veículo é por isso mais baixo, o que permite uma maior estabilidade e facilita também a operação em terreno irregular.

O fabricante garante que, ainda que a blindagem inferior não conte com a configuração convencional em V, ela é ainda assim pelo menos tão resistente quanto qualquer blindagem de veículos do tipo.

Informação genérica:
A empresa sul africana Paramount, desenvolveu uma linha de viaturas adaptadas para utilização em cenários de guerra assimétrica, que é derivada da que também foi comercializada pela BAE Systems, que adquiriu várias industrias sul africanas.

A Paramount produz duas viaturas do tipo MRAP e uma terceira viatura 6x6 mais próxima do conceito tradicional de viatura blindada de transporte de pessoal.

STANAG-IV
Este veículo tem ou pode ter protecção de blindagem compatível com a especificação STANAG-4569 Nível 4
A especificação STANAG-4 implica protecção contra a seguintes ameaças:
-Capacidade para resistir a um disparo de metralhadora pesada a 30 metros de distância utilizando munição de calibre 14.5AP / B32 (perfurante) e considerando uma velocidade do projectil de 911m/s (disparo de qualquer ângulo e elevação inferior a 30º).
-Capacidade para resistir a disparo de canhão de calibre 20mm a 25 metros , com velocidade do projectil de 960m/s (disparo de qualquer ângulo e com elevação de 0 a 90º)