Dados sobre países utilizadores:


Listar veículos do tipo
Viatura táctica Ligeira

Veículos idênticos ou relacionados:


GAZ-69
Viatura táctica Ligeira

BJ-212
Viatura táctica Ligeira

UAZ-469
Viatura táctica Ligeira

 

BJ-212
Viatura táctica Ligeira (Chinese State Factories)
BJ-212

Projeto: Chinese State Factories
China popular
Dimensões
Comprimento
Comprimento máximo
Largura
Altura
Altura máxima
3.86
n/disponivel
1.75m
1.91M
Peso vazio
Peso / combate
Cap. Carga
Reboque
1520kg
2.12t
600Kg
N/disponivel
Motor / potência / capacidades
Motor
Potência
Vel. maxima
Terr. Irregular
GAZ M21 (2.445 cc)
68cv
98 Km/h
50 Km/h
Tração
Tanque combustivel
Autonomia
Tripulação
Quatro rodas motrizes
60 Litros
0Km
1
N/disponivel
0M
0M

Sistema de radar auxiliar:


Forum de discussão

O exército popular de libertação, dependeu durante toda a década de 1940 e 1950 de viaturas fornecidas pela União Soviética. Já durante o fonal da década de 50, tinha surgido a ideia de desenvolver uma viatura táctica ligeira adequada às necessidades chinesas e que pudesse ser produzido no próprio país.

A determinação governamental para que se iniciasse o processo de desenvolvimento e produção de uma viatura táctica ligeira chinesa foi emitida no inicio da década de 1960.

Durante a guerra da Coreia, os chineses capturaram várias viaturas do tipo Jeep e pensaram produzir uma viatura com características idênticas.
Não possuindo meios para duplicar a mecânica e o motor, os chineses recorreram à mecânica e aos motores disponíveis de origem soviética, nomeadamente à mecânica do modelo GAZ-69 soviético. Este modelo tinha sido recebido em quantidades consideráveis e os chineses já dominavam a sua mecânica.

Na origem do BJ-212 está o protótipo BJ-210 que era basicamente um Jeep Willys norte-americano com motor russo. O modelo chegou a entrar em produção mas foi preterido pelo BJ-212 que se inspirava no modelo ainda em estudo pela UAZ russa e que era mais longo.
O primeiro protótipo ficou pronto em 1965 e exteriormente era muito parecido com o modelo JEEP norte-americano. No entanto, a sua mecânica era directamente derivada dos modelos soviéticos, tanto ao nível da suspensão quanto ao nível do motor.

O projeto foi aprovado em 1963 e entre 1963 e 1964 foram produzidas as primeiras unidades de pré-produção. No entanto, essas unidades receberam a designação BJ-210 (ver foto acima). O BJ-210 era muito parecido com o JEEP Willys norte-americano. A produção deste modelo foi transferida para outra fábrica, enquanto que a fábrica de Pequim, recebeu ordens para produzir uma versão alongada, com quatro portas e maior capacidade de transporte.
Essa versão viria a ser conhecida como BJ-212 e seria a versão definitiva..

A produção em massa começou em 1966 na FAW ou «First Automotive Works» na região de Pequim. A produção do modelo BJ-210, transferida para a fábrica de Tianjin (Tianjin Auto Works) e o modelo redesignado TJ-210. No entanto não foi produzido em quantidades significativas.

O modelo BJ-212 foi publicamente apresentado em 1966, conduzindo o próprio Mao Tse Tung na praça Tian An Men em 1966.
A primeira apresentação pública do BJ-212 ocorreu em 1966 durante uma parada na Praça da Paz Celestial, quando Mao Tse-tung passou revista às tropas em parada a bordo de um destes veículos.

O BJ-212 transformou-se na principal viatura táctica do exército popular de libertação, sendo distribuido para grande número de unidades e produzido também em grande quantidade.
A necessidade de viaturas do tipo levou a que outras fábricas fossem chamadas a produzir o modelo.
Em 30 de Janeiro de 1988, comemorou-se a saida de fábrica do veículo 500.000 e a produção continuou.

Os militares chineses continuaram a preferir a viatura, mesmo quando lhes foi oferecido para testes o veículo norte-americano Hummer.
Os militares chineses no entanto, voltaram a demonstrar interesse pelo Hummer após a guerra do golfo. A partir dessa altura os pedidos para viaturas deste tipo foram reduzidos.

O fabricante lançou várias versões modernizadas embora os militares chineses aparentem ter já decidido optar por uma versão chinesa do Hummer produzida pela fábrica Jiefang.



Informação genérica:
Depois de utilizar milhares de viaturas do tipo Jeep e de ter produzido localmente uma variante do jipe Batam, a União Soviética sentiu necessidade de desenvolver uma viatura própria para responder às necessidades do exército vermelho.

A primeira destas viaturas foi o GAZ-69 que foi lançado na primeira metade da década de 1950.

ARO / PORTARO
A empresa romena ARO começou a produzir a sua própria versão do GAZ-69 sob licença ainda durante a década de 1950.
Posteriormente, foi lançada uma versão completamente modernizada, como ARO-24 que seria fabricada em Portugal como Portaro.

UAZ-469
Na Russia, um modelo substituto do GAZ-69 foi desenvolvido com várias e significativas modificações, fabricado em Ulianovsk pela fábrica UAZ. Esse modelo seria o UAZ-469.

BJ-212
Alegadamente o UAZ-469 terá sido copiado pelos chineses que lançaram a sua versão conhecida como BJ-212 ainda antes de os russos terem lançado o modelo produzido em Ulianovsk.