Dados sobre países utilizadores:


Listar veículos do tipo
Viatura táctica Ligeira

Veículos idênticos ou relacionados:


GAZ-69
Viatura táctica Ligeira

BJ-212
Viatura táctica Ligeira

UAZ-469
Viatura táctica Ligeira

 

GAZ-69
Viatura táctica Ligeira (GAZ)
GAZ-69

Projeto: GAZ
Russia
Dimensões
Comprimento
Comprimento máximo
Largura
Altura
Altura máxima
3.85
n/disponivel
1.85m
2.03M
Peso vazio
Peso / combate
Cap. Carga
Reboque
1675kg
2.175t
500Kg
N/disponivel
Motor / potência / capacidades
Motor
Potência
Vel. maxima
Terr. Irregular
M20/GAZ69
52cv
90 Km/h
0 Km/h
Tração
Tanque combustivel
Autonomia
Tripulação
Quatro rodas motrizes
48 Litros
0Km
1+1+4
62º
40º
0.55M
0M
0M

Sistema de radar auxiliar:


Forum de discussão

A União Soviética recebeu cerca de 80.000 viaturas tácticas norte-americanas do tipo Jeep MB durante a II guerra mundial. Ao mesmo tempo também produziu um derivado de um veículo equivalente, que ficou conhecido como GAZ-67.

O jipe soviético nunca provou e demonstrou sempre ser de qualidade inferior à dos seus congéneres norte-americanos, como demonstra a própria preferência dada ao Jeep pelo principal marechal soviético, Zhukov, do qual existem inumeras fotos a bordo de viaturas americanas.

Como o fim da guerra a URSS deixou de receber auxilio norte-americano, pelo que teve que prosseguir com a produção do jipe GAZ-67.
Como a viatura dava demasiados problemas, foi iniciado um programa destinado a resolver os problemas apresentados pela viatura.
O resultado desses estudos é o GAZ-69.

O desenvolvimento do programa teve inicio ainda não tinha começado a guerra da Coreia e o primeiro protótipo foi apresentado ainda antes do fim daquele conflito.

O primeiro modelo de série saiu da fábrica de Gorki em 1953.

Produção na UAZ / Ulianovsk.

Este modelo esteve em produção em Gorki apenas durante dois anos, tendo a produção naquela fábrica terminado em 1955. Por esta razão, o modelo GAZ-69 também é conhecido como UAZ-69, já que a produção deste modelo começou na fábrica de Ulianovsk em 1954, tendo sido interrompida apenas em 1973, altura em que se tinha registado o fabrico de um total de 634.256 exemplares.

Informação genérica:
Depois de utilizar milhares de viaturas do tipo Jeep e de ter produzido localmente uma variante do jipe Batam, a União Soviética sentiu necessidade de desenvolver uma viatura própria para responder às necessidades do exército vermelho.

A primeira destas viaturas foi o GAZ-69 que foi lançado na primeira metade da década de 1950.

ARO / PORTARO
A empresa romena ARO começou a produzir a sua própria versão do GAZ-69 sob licença ainda durante a década de 1950.
Posteriormente, foi lançada uma versão completamente modernizada, como ARO-24 que seria fabricada em Portugal como Portaro.

UAZ-469
Na Russia, um modelo substituto do GAZ-69 foi desenvolvido com várias e significativas modificações, fabricado em Ulianovsk pela fábrica UAZ. Esse modelo seria o UAZ-469.

BJ-212
Alegadamente o UAZ-469 terá sido copiado pelos chineses que lançaram a sua versão conhecida como BJ-212 ainda antes de os russos terem lançado o modelo produzido em Ulianovsk.