Dados sobre países utilizadores:


Listar veículos do tipo
Veículo Blindado Ligeiro

 

AMC 6x6
Veículo Blindado Ligeiro (Renault Trucks)
AMC 6x6

Projeto: Renault Trucks
França
Dimensões
Comprimento
Comprimento máximo
Largura
Altura
Altura máxima
6.3
n/disponivel
2.55m
2.2M
Peso vazio
Peso / combate
Cap. Carga
Reboque
17t
22t
N/disponivel
N/disponivel
Motor / potência / capacidades
Motor
Potência
Vel. maxima
Terr. Irregular
Renault Dxi-11 6cyl Diesel
460cv
100 Km/h
40 Km/h
Tração
Tanque combustivel
Autonomia
Tripulação
Seis rodas motrizes
310 Litros
700Km
3+8
1.2M
0M
0.5M

Sistema de radar auxiliar:


Forum de discussão

Apresentado pela primeira vez na feira de armamentos Eurosatory 2008, o AMC é uma viatura blindada desenvolvida pela Renault Trucks e que poderá cumprir com a especificação EBRC do exército francês, o AMC 6x6 foi apresentado como uma das principais apostas da Renault Trucks para a segunda década do século XXI.

Configurado para permitir a utilização de blindagem modular de vários tipos, dependente da missão, o AMC pode resistir à explosão de explosivos improvisados (IED). Com a proteção máxima ele poderá resistir a disparos de munições do tipo RPG.

O AMC 6x6 partilha parte da sua mecânica e plataforma base com a viatura VAB Mk.III. Os dados nesta ficha consideram as características de uma viatura equipada com a blindagem máxima e com o motor mais potente.

Ele é baseado no chassis e transmissão do camião Renault «Sherpa V», que foi igualmente adaptado para utilização militar, nomeadamente com uma versão MRAP.

O desenvolvimento do AMC foi já concluido, mas até 2012 não tinha havido qualquer encomenda do veículo.

Entre as razões apontadas para tal, está o acordo de cooperação entre a Renault Trucks e a Nexter, para que ambas as empresas apresentem projetos conjuntos para responder às mais recentes especificações do exército francês, nomeadamente a da viatura VBMR, já que a Renault Trucks apresentou o VAB Mk.III e a NEXTER apresentou o XP2..
Até 2013 continua sem se saber qual será o futuro do AMC ou se a viatura chegará a ser vendida, já que não se encontra no catálogo do fabricante.

Informação genérica:
-

EBRC / VBMR
Esta viatura deverá cumprir com as especificações EBRC e VBMR emitidas pelo exército francês e destinadas a escolher uma nova família de viaturas blindadas ligeiras que deverão estar ao serviço em 2025.

EBRC - Engin Blindé de Reconnaissance et Combat ou Viatura Blindada de Reconhecimento e Combate.
Trata-se de uma viatura blindada sobre rodas, com capacidade para se afastar rapidamente de potênciais ameaças superiores, ao mesmo tempo que terá alguma capacidade para as defrontar em caso de necessidade.
Este programa destina-se essencialmente a subsitituir viaturas como o AMX-10RC.

VBMR - Veicule Blindé Multi-rôle
Trata-se de uma viatura blindada, sobre rodas, com capacidade para multiplas utilizações, desde viatura ambulância a viatura de engenharia ou transporte blindado de infantaria.
Este programa destina-se essencialmente a substituir viaturas como as VAB.


STANAG-V
Este veículo tem ou pode ter protecção de blindagem compatível com a especificação STANAG Nível 5
A especificação STANAG-5 implica protecção contra a seguintes ameaças:
-Capacidade para resistir a um disparo de canhão automático a 500 metros de distância utilizando munição de calibre 25 (perfurante) e considerando uma velocidade do projectil de 1258m/s (disparo de um angulo de +/- 30º).
-Capacidade para resistir a disparo de canhão de calibre 20mm a 10 metros , com velocidade do projectil de 960m/s (disparo de qualquer ângulo e com elevação de 0 a 90º)