Dados sobre países utilizadores:


Listar veículos do tipo
Veículo Blindado Ligeiro

 

Sphynx
Veículo Blindado Ligeiro (Panhard-Auverland)
Sphynx

Projeto: Panhard-Auverland
França
Dimensões
Comprimento
Comprimento máximo
Largura
Altura
Altura máxima
5.5
7.3m
3m
2.6M
Peso vazio
Peso / combate
Cap. Carga
Reboque
15t
17t
N/disponivel
N/disponivel
Motor / potência / capacidades
Motor
Potência
Vel. maxima
Terr. Irregular
MTU Diesel
600cv
110 Km/h
0 Km/h
Tração
Tanque combustivel
Autonomia
Tripulação
Quatro rodas motrizes
N/disponível
1000Km
2
60º
30º
N/disponivel
0M
0M

Sistema de radar auxiliar:


Forum de discussão

Concebido pela Panhard, o Sphynx é uma proposta para responder à especificação francesa EBCR (Engin Blindé de Reconnaissance et Combat).

Uma maquete em tamanho real foi apresentada em 2010 pela Panhard em 2010 e esperava-se na altura que concorresse com viaturas da Renault e da Nexter/GIAT.

Além de ter sido apresentada ao exército francês, a viatura pode igualmente ser vendida a outros países. O Sphynx foi apresentado ao mesmo tempo do CRAB, uma viatura na configuração 4x4.

O Sphynx pode ser utilizado como viatura de reconhecimento, fazendo uso do seu armamento e da sua elevada velocidade. Embora tenha sido apresentado com uma torre belga da CMI, existe a opção de instalar uma torre da Lockeed Martin, que é bastante mais barata e também utiliza o mesmo armamento principal de 40mm. Há ainda lançadores de mísseis anti-tanque e uma matralhadora 7.62mm montade de forma coaxial relativamente ao armamento principal.

Informação genérica:
-

EBRC / VBMR
Esta viatura deverá cumprir com as especificações EBRC e VBMR emitidas pelo exército francês e destinadas a escolher uma nova família de viaturas blindadas ligeiras que deverão estar ao serviço em 2025.

EBRC - Engin Blindé de Reconnaissance et Combat ou Viatura Blindada de Reconhecimento e Combate.
Trata-se de uma viatura blindada sobre rodas, com capacidade para se afastar rapidamente de potênciais ameaças superiores, ao mesmo tempo que terá alguma capacidade para as defrontar em caso de necessidade.
Este programa destina-se essencialmente a subsitituir viaturas como o AMX-10RC.

VBMR - Veicule Blindé Multi-rôle
Trata-se de uma viatura blindada, sobre rodas, com capacidade para multiplas utilizações, desde viatura ambulância a viatura de engenharia ou transporte blindado de infantaria.
Este programa destina-se essencialmente a substituir viaturas como as VAB.