Dados sobre países utilizadores:


Listar veículos do tipo
Viatura táctica Ligeira

Veículos idênticos ou relacionados:


VBL M11
Viatura táctica Ligeira

VBR
Viatura táctica média

Crab
Viatura táctica Ligeira

 

Crab
Viatura táctica Ligeira (Panhard-Auverland)
Crab

Projeto: Panhard-Auverland
França
Dimensões
Comprimento
Comprimento máximo
Largura
Altura
Altura máxima
5.5
n/disponivel
2.5m
1.8M
Peso vazio
Peso / combate
Cap. Carga
Reboque
8t
10t
N/disponivel
N/disponivel
Motor / potência / capacidades
Motor
Potência
Vel. maxima
Terr. Irregular
Steyr M16 Diesel
320cv
110 Km/h
60 Km/h
Tração
Tanque combustivel
Autonomia
Tripulação
Quatro rodas motrizes
N/disponível
800Km
1+2
60º
30º
0.9M
0.5M
0.5M

Sistema de radar auxiliar:


Forum de discussão

Desenvolvido a partir da viatura VBR, o Panhard «Crab» aparenta ser uma reedição moderna das auto-metralhadoras Panhard AML.

Aquelas viaturas ligeiras entraram ao serviço na década de 1950 e tiveram as sua origam mais remota num modelo desenhado ainda antes da II guerra mundial, sendo intensivamente utilizadas pelo exército francês e também por forças militares de outros países entre os quais Portugal.

O Crab foi apresentado pela primeira vez em 2010, juntamente com o veículo de reconhecimento armado Sphinx. Ele foi desde o inicio promovido como uma viatura sem igual.
CRAB são as iniciais de Combat Recce Armoured Buggy, ou seja uma viatura de reconhecimento e combate de muito alta mobilidade.

A tripulação fica protegida contra projecteis até 7.62mm na versão básica embora a viatura possa ser protegida até um nível que permite resistir a projecteis anti-tanque de 14.5mm. Também pode ser incluida uma grade de proteção, que dá algum tipo de proteção contra projeteis anti-tanque do tipo RPG.

Variedade de opções
Como é comum neste tipo de viaturas as possibilidades de modificação o opções são elevadas. Em vez de um armamento standard constituido por uma metralhadora 7.62mm, pode ser instalada uma metralhadora 12.7mm ou um lançador de granadas automático de 40mm. O mais poderoso armamento que pode ser instalado no CRAB é no entanto uma torre armada com um canhão automático de 25mm e uma metralhadora coaxial de 7.62mm de calibre.

Podem ser igualmente incluidos mísseis anti-tanque ou mísseis anti-aéreos de curto alcance.

O CRAB aparenta seguir a tradição de alguns projetos franceses que tiveram sucesso, como foi o caso do Panhard AML, que foi desenvolvido em várias versões (umas com mais sucesso que outras) e acabou por ser um sucesso de vendas.

Informação genérica:
O VBL, ou Voiture Blindé Legere (Vitaura Blindada ligeira) foi desenvolvido no final dos anos 70 (1978) após uma especificação do exército francês para um veículo que pudesse servir tanto de veículo ligeiro de reconhecimento como de veículo plataforma para armamento anti-tanque ligeiro.

A versão base do VBL, pode ser equipada com uma torre que permite proteger o operador da arma 12,7mm.

A versão anti-tanque pode ser equipada com várias torretas diferentes, que permitem o lançamento de distintos sistemas anti-tanque.

A versão «Mistral» está equipada com uma torreta para o lançamento de mísseis anti-aéreos Mistral.

A empresa Panhard (adquirida pela Renault-Trucks em 2012) lançou entretanto uma viatura derivada, configurada como auto-metralhadora e desenvolvida a partir da viatura VBL.

STANAG-III
Este veículo tem ou pode ter protecção de blindagem compatível com a especificação STANAG-4569 Nível 3
A especificação STANAG-3 implica protecção contra a seguintes ameaças:
-Capacidade para resistir a um disparo de espingarda/rifle de precisão, utilizando calibre 7.62x51AP (perfurante) considerando uma velocidade do projectil de 930m/s (disparo de qualquer ângulo e elevação inferior a 30º).
-Capacidade para resistir a um disparo de espingarda/rifle de precisão, utiliznado calibre 7.62x54R (espingarda Dragunov) a uma distância superior a 30 metros, considerando uma velocidade do projectil de 914m/s (disparo de qualquer ângulo e elevação inferior a 30º).
-Capacidade para resistir a disparo de canhão de calibre 20mm a 90 metros , com velocidade do projectil de 770m/s (disparo de qualquer ângulo e com elevação de 0 a 30º)