Dados sobre países utilizadores:


Listar veículos do tipo
Viatura táctica Ligeira

Veículos idênticos ou relacionados:


Champ
Viatura táctica Ligeira

Gipsy
Viatura táctica Ligeira

 

Gipsy
Viatura táctica Ligeira (Austin Motor)
Gipsy

Projeto: Austin Motor
Reino Unido
Dimensões
Comprimento
Comprimento máximo
Largura
Altura
Altura máxima
3.531
n/disponivel
1.69m
1.9M
Peso vazio
Peso / combate
Cap. Carga
Reboque
1219kg
1400kg
742Kg
N/disponivel
Motor / potência / capacidades
Motor
Potência
Vel. maxima
Terr. Irregular
Austin A70 OHV (gas) 2.2L
62cv
102 Km/h
35 Km/h
Tração
Tanque combustivel
Autonomia
Tripulação
Quatro rodas motrizes
60 Litros
0Km
1
N/disponivel
0M
0M

Sistema de radar auxiliar:


Forum de discussão

Pensado como substituto do Austin Champ, que não tinha provado as suas qualidades, o Austin Gipsy aparenta ser uma cópia ligeiramente maior da primeira série do Land Rover.

O desenvolvimento começou em 1956 com o fim da produção do Austin Champ e desde o inicio foram incluidas tecnologias inovadoras, que poderiam permitir ao Gipsy concorrer com vantagem sobre o Land Rover.
Uma suspensão inovadora foi introduzida e tudo foi feito para permitir ao Gipsy andar facilmente em terreno dificil.

A sua suspensão independente era mais sofisticada que a do Land Rover
A sua construção em aço também dava ao veículo maior resistência, principalmente quando comparado com o chassis em alumínio do Land Rover. No entanto, o que poderia parecer uma vantagem, transformou-se num problema quando os Gipsy começavam a mostrar sinais de ferrugem após alguns anos de utilização.

Quando a Austin e a Rover se juntaram no conglomerado «British Leyland», os dois veículos, que eram concorrentes diretos não podiam mais ser comercializados simultâneamente, pelo que foi continuar a produção do Land Rover e cancelar a produção do Gipsy após 21.208 exemplares produzidos.

Informação genérica:
A seguir ao fim da II guerra mundial, a Grã Bretanha passou por um longo periodo de dificuldades economicas e um dos problemas que os políticos tentaram resolver foi o da dependência relativamente a importações dos Estados Unidos.

A viatura Jeep, extremamente popular entre os exércitos aliados era uma das que precisava ser substituida para reduzir o custo com a importação de veículos.

A Austin foi uma das empresas que responderam ao quesito das autoridades britânicas para a produção no país de um substituto
à altura do Jeep norte-americano.

O primeiro desses veículos, que era baseado no modelo Mudlark foi o Austin Champ, que ainda conseguiu encomendas para as forças armadas britânicas.

Depois disso, surgiu no mercado britânico o Land Rover e a partir daí, o Champ foi inevitavelmente relegado para uma posição secundária.

A Austin ainda lançou um modelo destinado a concorrer especificamente com o Land Rover.

Esse veículo foi o Gipsy, o qual é facil de confundir com o Land Rover.

O Gipsy era construido em aço ao contrário do Land Rover que era feito em alumínio. Ele era mais caro, mais potente, mas também enferrujava com mais facilidade.

A linha foi descontinuada quando as empresas fabricantes dos dois modelos se fundiram.