Navios deste tipo:

Kortenaer
Fragata
Elli
Fragata
Bremen
Fragata
Jacob Van Heemskerck
Fragata de defesa aérea
Almirante Latorre
Fragata de defesa aérea

Listar navios do tipo
Fragata de defesa aérea


Holanda
Fragata de defesa aérea classe
Jacob Van Heemskerck
(tipo Kortenaer)
Kortenaer

Dados principais Motores
Deslocamento standard: 3000 Ton
Deslocamento máx. : 3750 Ton.
Tipo de propulsão: COGOG (Combinada Gás ou Gás)
Comprimento: 130.5 M - Largura: 14.6M
Calado: 4.3 M.
2 x Turbina a Gás Rolls Royce RM1C (9900cv/hp)
2 x Turbina a Gás Rolls Royce Olympus TM3B (50880cv/hp)
Tripulação / Guarnição: 197 Autonomia: 8500Km a 16 nós - Nr. Eixos: 2 - Velocidade Máxima: 30 nós

Canhões / armamento principal
1 x Thales Nederland 30mm SGE-30 «Goalkeeper» (Calibre: 30mm/Alcance: 3.5Km)
2 x Oerlikon 20mm Oerlikon Naval Mod.1922 (Calibre: 20mm/Alcance: 2Km)

Misseis
Sistema de lançamento Mk.29RIM-7M Seasparrow24 x Raytheon Systems RIM-7M Seasparrow (Defesa antiaérea próxima)
Sistema de lançamento Mk.141Harpoon RGM 84D8 x Boeing Harpoon RGM 84D (Anti-navio)
Sistema de lançamento Mk13SM-1MR «Standard» RIM-66E40 x Raytheon Systems SM-1MR «Standard» RIM-66E (Defesa Anti-Aérea)

Torpedos

Radares
- Thales Nederland STIR 240/HP (Director de tiro - Al.med: 109Km)
- Thales Nederland SMART-S (3D) (Combinado Aerea/superficie - Al.med: 70Km)
- Thales Nederland LW-08 (Pesquisa aérea - Al.med: 162Km)

Outros sistemas electrónicos
- Thales Nederland SEWACO Mk.VII (Sistema de gestão de dados combate)


Forum de discussão

As fragatas de defesa aérea da classe Jacob Van Heemskerck são o resultado da necessidade de a Holanda cumprir as missões que lhe estavam destinadas na aliança atlântica, o que implicava a necessidade de navios dedicàdos à defesa aérea.

Estas fragatas são um derivado directo da classe Kortenaer e a sua encomenda ocorreu depois que a Grécia adquiriu duas das doze Kortenaer inicialmente previstas. Estas duas fragatas deveriam voltar a completar a «duzia» de navios inicialmente encomendados, mas foi decidido construi-las com modificações que as transformaram em navios especializados na defesa aérea.

Embora com base nos navios da classe Kortenaer, com a qual partilham grande parte dos sistemas, as JVH receberam um sistema adicional de mísseis de defesa aérea de médio alcance do tipo SM-1, que complementaram os mísseis RIM-7 Sea Sparrow.

A juntar à possibilidade de utilizar mísseis SM-1, que têm nominalmente um alcance bastante superior aos mísseis Sea Sparrow, as fragatas Jacob Van Heemskerck têm além disso sensores e directores de tiro mais potentes, que são necessários para permitir a operação adequada dos mísseis SM-1 de médio alcance.

A utilização deste tipo de navio de guerra, foi prevista em conjunto com outros navios com diferentes armamentos, pelo que eles não estão armados com canhões.

Na realidade, os únicos canhões a bordo são os canhões do sistema de defesa aproximado «Goalkeeper», embora possam ser instalados canhões de pequeno calibre para defesa próxima contra ameaças assimétricas.

A marinha da Holanda, optou por desactivar estes navios quando adquiriu as quatro fragatas de defesa aérea do tipo De Zeven Provinzen.


Informação genérica:
Classe de navios desenhada na Holanda nos anos 70, segundo os mesmos principios de modularidade que também foram adoptados para a classe MEKO de origem alemã.

Ainda que não tenha tido o mesmo sucesso da classe MEKO, o projecto Kortenaer esteve na origem de várias classes de navios especialmente para a marinha da Holanda e para a marinha da Alemanha.

A classe Kortenaer têm duas principais variantes:

A classe Kortenaer propriamente dita constituida por equipamentos de utilização geral
Este tipo de navios que estiveram ao serviço na marinha da Holanda e da Grécia. A maior parte dos navios holandeses foram posteriormente vendidos à Grécia e dois deles aos Emirados Árabes Unidos.

Também parte deste grupo fazem parte as fragatas alemãs da classe Bremen, que embora tenham equipamentos distintos, baseiam-se no mesmo projecto.

A classe Jacob Van Heemskerck de navios especializados na defesa aérea é uma derivação especializada dos navios do tipo Kortenaer, constituida por apenas dois navios, que substituiram na marinha holandesa as duas unidades vendidas à marinha grega (classe Elli).
Ao contrário dos restantes navios do tipo, os seus armamentos são destinados à sua utilização para missões de defesa aérea. Depois de utilizados pela marinha holandesa estes navios foram vendidos à marinha do Chile.


   
---